Bloco Pirarucu do Madeira terá Asfaltão, Quilomboclada e Banda Puraqué
O Pirarucu do Madeira desfila no próximo domingo com diversidade de ritmos e forte tradição cultural regional
Uma pororoca cultural é o que promete o bloco mais democrático do carnaval de Porto Velho.
O Pirarucu do Madeira desfila no próximo domingo com diversidade de ritmos e forte tradição cultural regional.
A concentração para o desfile começa a partir das 14 horas com a bateria Pura Raça da Escola de Samba Asfaltão, tricampeã do carnaval.
Em seguida entra a banda Quilomboclada com a MPBÉRA, música que exalta a identidade beradeira e afro-indígena.
A banda Puraqué libera o desfile com frevos, marchinhas e sambas e este anos conta com a participação especial do grupo As Pastoras.
Vão junto outros três bloquinhos: Os Bocudos, Eu Te Avisei e Tambaqui É Melhor Que Salmão.
A Comenda Mérito Cultural Bloco Rei da Selva, do Waldemar Cachorro, na categoria Selo Prata, será entregue pela Associação Cultural Rio Madeira, em parceria com o Programa Viva Rondônia, do Anisinho Gorayeb, ao casal de beradeiros botocudos Ernande Segismundo e Luciana Oliveira, que receberão a homenagem em nome de todo o bloco.
“O PIRARUCU não é um bloco qualquer, é um Estado de Espírito em são Devaneio! Nas suas 27 primaveras de muita folia sem pé nem cabeça, o Pirarucu é uma Aquarela Brasileira, exalando os cinquenta tons do arco-íris, com cheiro de Terra e de Povo frevando ao som dos batuques e clarins como uma horda de doces bárbaros bailarinos saltitando ao sabor da alegria, vendendo sonhos e paixões e levando para as ruas e becos o translúcido espírito de Macunaíma!”, escreveu Antônio Serpa do Amaral.
A tradição do bloco em homenagear um elemento ou ritmo da cultura popular brasileira se cumprirá com foco nos povos indígenas.
O objetivo é defender os territórios e exaltar o valioso patrimônio étnico e cultural de mais de 30 povos que vivem em aldeias espalhadas por todo o estado.
O bloco vai levar ao circuito carnavalesco da Pinheiro Machado os dois primeiros frevos indígenas do estado.
Em frente à Taba do Cacique, estabelecimento histórico onde o bloco foi fundado há 27 anos, haverá parada com homenagem a Carmênio Barroso.
O artista plástico Ismael Barreto é o responsável pela alegoria de um pirarucu de 10 metros de comprimento e dois novos bonecos gigantes.
“Esse Pirarucu tá esfomeado de alegria. O povo precisa de momentos mágicos, seguros e alegres como tentamos oferecer com o bloco. A vida sem confraternização popular ninguém aguenta”, disse o presidente Ernande Segismundo.
O desfile está previsto para as 16 horas, na avenida Pinheiro Machado, ao lado do ginásio Cláudio Coutinho.
Grupo Energisa convoca empreendedores de inovação para o Energy Future
Ao longo de fevereiro, a Energisa com o Energy Future promoverá roadshow por três estados, de regiões diferentes, atendidos por suas distribuidoras
Leandrinho deve estrear sábado pelo Vilhenense
“Ele se recuperou da lesão, não sentiu mais dores, vem treinando forte tantos nos trabalhos de condicionamento físico como nos treinos táticos”, afirmou Leonardo Coelho
Projeto Viver Ativo inicia programação com o tradicional Baile de Carnaval 2020
Projeto proporciona aos idosos exercícios físicos orientados, priorizando a saúde e qualidade de vida
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook