Bolsonaro acerta uma

Todos os municípios com menos de cinco mil habitantes e com arrecadação inferior a 10% de sua despesa total deverão ser incorporados às cidades vizinhas e maiores

Professor Nazareno*
Publicada em 07 de novembro de 2019 às 09:09
Bolsonaro acerta uma

Não votei no senhor Jair Bolsonaro para presidente da República nas últimas eleições. E dificilmente o faria, pois sempre disse que o mesmo tem fortes tendências fascistas, elogia a tortura como prática de Estado, não apresenta condições nem a menor competência para governar o nosso país, ainda por cima flerta com vários regimes ditatoriais e apresenta uma série de “defeitos” que não vou elencar aqui. Hoje, 300 dias depois do novo governo, eu não mudei uma vírgula do que pensava desse “Mito de araque”, mas tenho de admitir que há uma coisa recentemente proposta por ele e sua equipe de governo que me chamou a  atenção: se o Congresso Nacional aprovar uma PEC enviada esta semana, o Brasil terá uma redução no número de municípios a partir do próximo ano. Com ela, pelo menos 1254 “cidades” do país poderão sumir do mapa.

Todos os municípios com menos de cinco mil habitantes e com arrecadação inferior a 10% de sua despesa total deverão ser incorporados às cidades vizinhas e maiores. Em Rondônia, pelo menos sete destas cidades poderão ter o seu final decretado com a nova PEC do “Mito”. Teixeirópolis, Rio Crespo, Castanheiras, Primavera de Rondônia e Pimenteiras do Oeste serão imediatamente riscadas do mapa. Cabixi e São Felipe do Oeste estão sob risco e também podem desaparecer. O irônico disso tudo é que Bolsonaro teve nestas cidades uma grande votação. Em algumas delas o percentual foi bem superior aos 70 por cento. “É Bolsonaro na cabeça, mano”! Gritavam todos, eufóricos. Se algum eleitor destes charmosos municípios não concordar em virar “mero distrito” de outras cidades, deverá fazer “arminha com as mãos” que a raiva passará.

Essa Proposta de Emenda à Constituição é uma dádiva dos céus. Já pensou termos mais de mil e duzentos prefeitos a menos? Serão mais de onze mil vereadores que também serão poupados. Isso sem falar nas secretarias que serão extintas. Pelo menos mais de vinte mil malditos cabides de emprego serão economizados se a PEC for aprovada. A economia de gastos para o país será imensa e todos sairão ganhando com esta medida mais do que acertada. Porém, acho muito difícil uma lei como esta passar pelo crivo do perdulário e inútil Congresso Nacional. Mas esta PEC está incompleta. Entendo que o governo federal deveria complementar estas medidas e acrescentá-las também para os Estados da Federação: todo Estado com menos de cinco milhões de habitantes seria imediatamente incorporado aos outros vizinhos e de maior população.

Com esta medida patriótica e coerente, teríamos apenas 12 ou 13 unidades da Federação. Uma economia inimaginável para os combalidos cofres do país. Rondônia seria riscada do mapa na hora. Um alívio para muita gente uma “porcaria” de Estado como esse deixar de existir. Menos governadores, menos senadores, menos deputados estaduais e federais, menos Assembleias Legislativas, menos tribunais, vereadores e também muitas outras inutilidades. O país cresceria como nunca e aí sim, seríamos uma potência de verdade. Pelas minhas contas, os rondonienses seriam governados por Goiás ou pelo Pará. Embora eu já tenha dito que “Rondonha” deveria pertencer à Bolívia, ser repartido entre o Amazonas e o Mato Grosso ou então voltar à condição de Território Federal. Já pensou a alegria se o “Mito” resolve também acabar com toda e qualquer cidade que é mal administrada e tenha menos de cinco por cento de saneamento básico?

 

*É Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    Pedro Paulo Almodovar 11/11/2019

    O comentarista L. James deve ser miliciano. Para babar os culhões do Boso dessa forma, só miliciano. Que vergonha! Mas cada um tem direito a expor sua opinião. Para achar que o atual ocupante da cadeira-mor do Planalto esteja fazendo algo que preste, só maluco. Ou miliciano. Maluco de pedra. Cada um !!!

  • 2
    image
    No França 09/11/2019

    O cara não votou nem votaria no Bolsonaro por uma série de razões idiotas, estapafúrdias e sem argumento, mas com certeza, sendo um esquerdopata votou num ladrão , corrupto e mentiroso, características de todo político dessa facção criminosa chamada PT.

  • 3
    image
    No França 09/11/2019

    O cara não votou nem votaria no Bolsonaro por uma série de razões idiotas, estapafúrdias e sem argumento, mas com certeza, sendo um esquerdopata votou num ladrão , corrupto e mentiroso, características de todo político dessa facção criminosa chamada PT.

  • 4
    image
    Paulo 08/11/2019

    É verdade o óbvio é visto até pelo extremo radical.

  • 5
    image
    Valter L P Oliveira 08/11/2019

    Fascista, elogia a tortura, sem competência.... Quanta bobagem, para não dizer outra coisa. O presidente tem acertado sim! E muito! Para alguns, é lamentável que o Bolsonaro não rouba, não corrompe, não compra a imprensa, não divide a sociedade, não inche o estado, não aumente impostos, não burocratiza, não ajuda ditaduras e etc.

  • 6
    image
    L. James 08/11/2019

    Telma Rodrigues você acabou de DEFECAR pela boca! Analfabetismo funcional é uma característica do eleitor da turma que você defende e faz parte, as próprias estatísticas e os fatos deixam isso bem claro, eleitores de esquerda e do PT principalmente, são todos analfabetos, sem escolaridade nenhuma, o PT precisa que seus eleitores estejam nessa condição de analfabetismo funcional para se perpetrar no poder, caso seus eleitores adquiram conhecimento através dos estudos e recupere um minimo de lucidez, jamais votarão em partidos de esquerda. o interior do Nordeste é exemplo claro de que, a falta de conhecimento leva a pessoa a votar no PT, e a combinação desses fatores é a miséria, o PT mantem uma politica baseada na mentira e na enganação para poder se perpetrar naquela região. Os estados onde essa organização criminosa e terrorista chamado PT não conseguiu se instalar, tem uma população com nível de escolaridade muito superior, no geral a renda e a qualidade de vida é bem superior a do nordeste, como se não bastasse o histórico da esquerda pelo mundo, esses fatos só confirmam que o PT E A MAIORIAS DOS PARTIDOS DE ESQUERDA são os cânceres desses pais. Infelizmente você já teve sua mente deteriorada pelas ideias marxista e está sofrendo surtos de delírios, e hoje é uma parasita propagadora destas ideias. Só uma pessoa com esquizofrenia como você pra não enxergar que onde a esquerda se instalou só sobrou pobreza, miséria e desgraça.

  • 7
    image
    Telma Rodrigues 08/11/2019

    À exceção de Chico Bento, os demais comentaristas são todos semianalfabetos como o é nosso Miliciano chefe... Não sabem interpretar a fina ironia, a crítica educativa do redator, Professor Nazareno. Essa turba insana lê, mas não compreende que o colunista apenas quer fazer pensar, refletir, interessar-se pela política brasileira e local, e, ao mesmo tempo, ensinar a ler, a interpretar, a pensar. Nazareno se diverte muito com as variadas manifestações que leitores (e muitos que nem sabem ler direito) apresentam, em seus comentários. Milhares de seus ex-alunos acompanham a coluna e também se divertem. O fato de sempre haver alguns que não compreendem o texto e vomitam sua grosseira ignorância nos comentários, apenas confirma nossas estatísticas nacionais: elevadíssimo índice de analfabetos funcionais.

  • 8
    image
    Mariana 08/11/2019

    Concordo com o mito, estas currutelas com prefeitos e montes de vereadores tem que ser incorporadas a municipios maiores. Parabéns Bolsonaro!

  • 9
    image
    JOSE ROBERTO 08/11/2019

    QUANDO VEJO ESQUERDOPATAS ELOGIANDO, VELO QUE O PAÍS ESTÁ INDO PRO RUMO CERTO, BOLSONARO 2022.

  • 10
    image
    Tiago 08/11/2019

    Palavras de um petista! Estou errado?

  • 11
    image
    L. James 07/11/2019

    Quem diria em professor Nazareno?!... kkkkkkkkkkkk Eu sabia que um dia você iria se redimir ao excelente trabalho que o governo vem fazendo emmm. kkkkk Assuma que por dentro você ta louco pra grita mito mito mito... kkkkk Você está dando sinal de lucidez, quem sabe tem recuperação?! Quem sabe daqui 3 anos você vai estar gritando Bolsonaro e fazendo arminha?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Por isso que cada dia, mais eu admiro Bolsonaro, alem do excelente trabalho que faz, ainda esta fazendo esquerdistas doentios alucinados recobrar a lucidez.

  • 12
    image
    Chico Bento 07/11/2019

    Prezado internauta Marcus Bawley, evidente que o nobre professor está sendo apenas sarcástico em seu texto, aliás como sempre foi.

  • 13
    image
    ray 07/11/2019

    professor deveria ser irmão de hitler

  • 14
    image
    Marcus Bawley 07/11/2019

    Quanta ignorânica, desinformação e falta de profissionalismo, nenhuma cidade irá "sumir do mapa" ou "desaparecer" como citado, elas continuaram onde estavam, só perderão o status de municípios e serão incorporadas por municípios maiores.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook