Casa em Cena tem estreia emocionante e cheia de poesia, confira; programação segue nesta quinta com Marcela Bonfim

Foi assim, perambulando pra lá e pra cá, que ela passou a registrar tudo o que lhe chamava atenção em sua nova cidade

Folk Produções
Publicada em 17 de março de 2022 às 11:49
Casa em Cena tem estreia emocionante e cheia de poesia, confira; programação segue nesta quinta com Marcela Bonfim

Foi ao ar na noite de ontem (16) o episódio de estreia da nova temporada do Casa em Cena: o Olhar sobre a Cidade. O ator e empreendedor cultural Juraci Júnior recebeu o poeta, ator e performer beradeiro Elizeu Braga em um bate-papo emocionante sobre memória, identidade, afeto e uma Porto Velho em poesia pelos olhos, e coração, de quem tem orgulho de ser da beira do rio. A conversa em torno do tema segue nesta quinta-feira (17), às 20h, com a fotógrafa Marcela Bonfim, em transmissão pelo YouTube.

Nascido em uma comunidade ribeirinha, Elizeu veio para Porto Velho ainda criança. Ele conta que o olhar atento e apurado que ele transmite em suas poesias e escritos sobre a cidade vem exatamente daí, desse outro tempo vivenciado nos vilarejos e comunidades às margens do Rio, como a própria Itacoã, de onde veio, Nazaré e São Carlos. “É um tempo de quem escuta a Terra, de quem está atento à mudança do tempo, do clima… de uma relação não de quem já vive na cidade, mas de quem vem para a cidade e volta”, relata.

Elizeu reflete ainda sobre suas memórias de infância, dos festejos, das cantigas e da cultura oral repassada aos mais jovens, e que foi o seu despertar para a poesia, e que ele carrega até hoje, após ter saído desse lugar, sem deixá-lo para trás. Mormaço, seu segundo livro independente, perpassa por esses sentimentos e a relação com uma cidade constituída de tantos ciclos migratórios - e exploratórios. 

Emocionado após a estreia, Juraci Júnior avalia que o Casa em Cena se torna um lugar de troca, de partilha, de conversar com artistas que entendem sua missão e propõem um olhar afetuoso ao cotidiano. “Acho que minha emoção maior foi por dividir esse espaço com Elizeu. É um cara que vem da beira do rio e nunca negou onde nasceu. Ele deveria ter mais espaço, mais destaque, mais lugar no coração do porto-velhense, porque no coração da cidade ele já pulsa”, finaliza.

O bate-papo completo está disponível em: Casa em Cena - Elizeu Braga fala sobre seu olhar sobre a cidade de Porto Velho

Fotografia e identidade

Nesta quinta (17) é a vez da fotógrafa Marcela Bonfim trazer o seu olhar sobre Porto Velho e sua negritude captada pelas lentes da mulher que passeia por ela de bicicleta e câmera sempre a postos. Foi assim, perambulando pra lá e pra cá, que ela passou a registrar tudo o que lhe chamava atenção em sua nova cidade.

Formada em economia, Bonfim se mudou de São Paulo para Porto Velho em busca de oportunidades de trabalho e acabou por descobrir aqui a sua própria negritude através do rosto, na história e da identidade dos personagens que cruzou e registrou.

Ela rodou o país expondo esses registros e compartilhando uma amazônia que é negra, que é mulher, que é homem e que sofre com o apagamento em uma narrativa, em sua maioria, eurocêntrica sobre a construção não só da capital, mas do Estado como um todo.

Marcela e Juraci refletem sobre esse (re)encontro identitário individual e coletivo a partir das 20h, com transmissão pelo canal do ator no YouTube. Clique e ative o lembrete: Casa em Cena - Marcela Bonfim fala sobre seu olhar sobre a cidade de Porto Velho O projeto “Casa em Cena: o olhar sobre a cidade” foi contemplado pelo EDITAL No 34/2021/SEJUCEL-CODEC.  2ª EDIÇÃO MARY CYANNE - PRÊMIO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL PARA TRANSMISSÕES AO VIVO/GRAVADAS. Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook