Cerca de 1,3 mil solicitações de auxílio-funeral foram atendidas em Porto Velho nos últimos três anos
Município registrou aumento de solicitações durante a pandemia
Aumento de solicitações acompanhou curva da pandemia de covid-19
Buscando prestar assistência num momento de extrema fragilidade, a Prefeitura de Porto Velho conta com um auxílio-funeral destinado à população em situação de vulnerabilidade social, calamidade pública ou emergência social. Só na primeira metade do ano, mais de 160 solicitações desse tipo foram atendidas pelo município.
O benefício é destinado aos cidadãos residentes no município de Porto Velho e que estejam impossibilitados de arcar com o enfrentamento de contingências sociais. A concessão do auxílio é promovida apenas ao familiar ou responsável pela pessoa falecida, devidamente munido da certidão de óbito/declaração de óbito, documento de identificação do falecido e do requerente, além do comprovante de residência, e que tenha a renda per capita igual ou inferior a 1/4 do salário-mínimo vigente.
A inscrição no CAD Único também pode ser um critério que facilita o acesso. O requerente passará por uma avaliação técnica com a assistente social para a comprovação dos dados.
Sefra Maria Barros, diretora do Departamento de Proteção Social Especial
A solicitação deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (Creas) que funciona todos os dias com plantão 24 horas na avenida Prefeito Chiquilito Erse, nº 2707. O telefone para mais informações é (69) 98473-5966.
Segundo os dados do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), houve um crescimento expressivo de benefícios concedidos de 2019 a 2021, um aumento de 115%.
Enquanto em 2019 foram 234 solicitações atendidas, em 2020 foram ofertados 468 benefícios e em 2021 o número subiu para 505. “O pico pandêmico de covid-19 demonstrou um crescimento significativo. Infelizmente este é um momento de extrema vulnerabilidade e fragilidade e, por meio da nossa equipe técnica, prestamos não só o benefício, mas um apoio da assistência social, que é o nosso foco primordial”, explicou a diretora do departamento, Sefra Maria Barros Silva.
Fux encaminha ao relator ADI sobre gratuidade de transporte intermunicipal a pessoas com câncer em Rondônia
Associação de transporte rodoviário afirma que a norma, de autoria parlamentar, representa ingerência do Poder Legislativo em matéria de competência privativa do Executivo
TJRO publica ato que altera feriado do Dia da Justiça
feriado do Dia da Justiça, comemorado no dia 8 de dezembro, foi transferido para o dia 19 de dezembro de 2022
OAB atua no Cade para defender tabela de honorários
A Lei 8.906/94, que estabelece o Estatuto da Advocacia, é clara ao definir as seccionais da OAB como instituições competentes para editar a tabela de honorários
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook