Cidades portuguesas imperdíveis

Muitos brasileiros já cruzaram o Atlântico em busca dessas belezas, seja por uma semana de férias, seja de mala e cuia, para ficar de vez

Assessoria
Publicada em 27 de março de 2019 às 14:49
Cidades portuguesas imperdíveis

Poucos destinos estão tão em alta quanto Portugal. Nos últimos anos, o país ibérico tem vivido um verdadeiro boom de turismo, recebendo gente de todos os cantos do planeta. Tanto celebridades, quanto marinheiros de primeira viagem têm desembarcado no Porto, em Lisboa, em Coimbra para conhecer praias paradisíacas e palácios dos tempos dos Bragança. Isso sem falar na gastronomia, com cardápios recheados de pasteis de Belém, francesinhas, alheiras e vinhos estrelados.

Muitos brasileiros já cruzaram o Atlântico em busca dessas belezas, seja por uma semana de férias, seja de mala e cuia, para ficar de vez. Quem o faz, sem dúvidas, é beneficiado por uma série de fatores, como o idioma, o clima e os preços, bem mais em conta do que os da maioria da Europa Ocidental.

Quem se animou com a ideia de visitar a terrinha mas quer economizar deve ficar de olho nas promoções relâmpago para conseguir passagem aérea com o melhor preço.

Para poupar ainda mais, o recomendado é se organizar com antecedência para viajar com milhas, pagando somente a taxa de embarque. Para saber como acumular pontos para viajar, clique aqui.

Abaixo, seguem cidades além das populares Lisboa e Porto que não podem ficar de fora do roteiro de uma visita a Portugal. 

Cascais

Cascais é perfeita para quem quer aproveitar todas a opções de Lisboa, mas sem ficar muito perto do agito. Cascais é uma cidade de praia, com orla tropical e um charmoso casario histórico. Há também muitos condomínios arborizados.  Para chegar a esta cidade de pouco mais de 200 mil habitantes, basta pegar um trem na capital portuguesa:  em meia hora chega-se ao Cais do Sodré, bem no centro. As praias são um capítulo à parte.

Aveiro

Em uma frase,  Aveiro é a Veneza de Portugal. Só que com suas próprias singularidades. A grande atração dessa pequena cidade é, sem dúvidas, a Ria de Aveiro, como é chamado o estuário do rio Vouga, descrita por José Saramago como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”. Por lá, não se circula em gôndolas, mas nos pitorescos moliceiros, barcos tão esguios quanto a versão italiana, só que muito mais coloridos. Eles são pintados na popa e na proa com desenhos tradicionais, que invocam fatos históricos.

Outro ponto que vale uma visita é a Costa Nova, um vilarejo de pescadores repleto de casinhas listradas. Vale a pena conhecer também o Museu Vista Alegre, que pode ser considerado a casa da porcelana portuguesa.

Évora

Patrimônio Mundial da UNESCO, Évora é possivelmente uma das cidades mais diversas de Portugal em termos de arquitetura. Há desde construções mouras a prédios góticos. Destaque para a famosa capela dos ossos e para o templo de Diana. Évora também é base para explorar a região do Alentejo, no sul do país, dona de uma paisagem rural de arrancar suspiros, salpicada por oliveiras.

Faro

O Algarve, no sul, tem as praias mais bonitas de Portugal. É difícil contestar esta tese, vendo com os próprios olhos o mar turquesa que  bate contra falésias e monumentais esculturas eólicas. Faro, capital do Algarve, é base para conhecer praias que parecem cenário de filme, como Tavira, Carvoeiro e Benagil. A cidade é um charme, convidando os turistas a passearem pelas ruelas da Cidade Velha e a apreciar a vista do Rio Formosa.

Guimarães

Politicamente falando, é onde Portugal nasceu. Foi no Castelo de Guimarães que D. Afonso Henriques, primeiro rei, travou a batalha que expulsou os galegos do país - na época, Condado Portucalense. A apenas 60 km do Porto, esta cidade de pouco mais de 150 mil habitantes é uma das mais belas do norte. Pode-se facilmente fazer uma viagem de um dia, embora a riqueza histórica de Guimarães peça mais do que isso.

Outro destaque é o Palácio dos Duques, um magnífico edifício de pedras, que remonta ao século XV e chegou a ser usado como residência oficial pelo ditador António Salazar.  Hoje, ele é um museu com muitos exemplos de armas, decorações e tapeçaria típica.

A caminhada entre este palácio e o centro histórico, que é patrimônio da UNESCO, é praticamente uma viagem aos tempos medievais, com direito a ruelas de paralelepípedos, igrejas e, claro, muitas construções históricas.  O almoço mais famoso acontece no Largo da Oliveira, onde há muitos restaurantes e opções de pratos típicos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook