Com Bolsonaro, deputado Lucio Mosquini pede instalação de balsa em Costa Marques por tratado internacional
A reunião aconteceu no Palácio de Planalto, atendendo à uma demanda do Deputado Estadual Lebrão
O deputado federal Lucio Mosquini (MDB-RO) participou nesta terça-feira, 22 de setembro, de uma reunião com o presidente da república Jair Bolsonaro onde solicitou a elaboração de um tratado internacional que visa implantação de uma balsa para realizar travessia entre o Brasil e Bolívia.
A reunião aconteceu no Palácio de Planalto, atendendo à uma demanda do Deputado Estadual Lebrão.
Mosquini já havia participado no Ministério das Relações Exteriores de uma audiência, que contou com a participação do Embaixador da Bolívia Sr. Wilfredo Rojo, a intenção é construir um tratado internacional para viabilizar à criação de portos fronteiriços para a operação de balsas e travessia no Rio Guaporé entre o Município de Costa Marques, no Estado de Rondônia, e Puerto Ustarez, Município de San Joaquín, no Departamento do Beni.
“Eu acolhi a luta do Deputado Lebrão que iniciou no ano de 2015, na ocasião ele esteve comigo aqui em Brasília, pedindo pela travessia entre Costa Marques e Bolívia através de uma balsa, disse o Parlamentar”.
Em 2016 o deputado federal Lucio Mosquini acompanhado do deputado Lebrão esteve na ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, realizando formalmente um pedido de concessão, que foi deferido favoravelmente agora.
Para que haja legalidade na travessia entre os dois países é necessário a criação de um tratado internacional. O Deputado Lucio Mosquini apresentou ao presidente Jair Bolsonaro a pretensão que o estado de Rondônia tem em legalizar essa travessia.
O projeto tem por finalidade valorar o potencial de integração e desenvolvimento socioeconômico da região do Vale do Guaporé.
Para o Congressista, é preciso legalizar e viabilizar um corredor de integração econômico-comercial, cultural e turística interligando as cidades de Costa Marques, em Rondônia, e San Joaquín/Trinidad, no Departamento de Beni.
A interligação de Rondônia e Beni por meio da regularização de uma travessia internacional de balsa entre a BR429 e Puerto Ustarez (Ruta 9) abrirá uma gama de oportunidades de negócios entre as regiões fronteiriças, reduzindo o custo de transporte, facilitando o intercâmbio cultural e turístico, além de permitir o acesso brasileiro aos portos no Oceano Pacífico em Arica, no Chile e Illo, no Peru.
O Deputado disse que a reunião foi muito produtiva e que o Presidente viu com bons olhos o pedido e ficou de analisar.
Adailton Fúria afirma que servidores da saúde podem paralisar atividades em Rondônia
Deputado diz que funcionários não suportam mais demora na efetivação do Plano de Cargos
Deputado Alex Silva promove pit stop de conscientização contra o suicídio
Ação ocorreu simultaneamente em três pontos de Porto Velho, para chamar a atenção da sociedade para o problema
Ismael Crispin parabeniza desempenho de Nova Brasilândia e Novo Horizonte no Ideb
Em Nova Brasilândia nas séries iniciais (1º ao 5º ano), a nota foi de 6,9, com destaque para escola Machado de Assis que obteve nota 7,0
Comentários
HÁ COMENTÁRIOS NAQUELAS BANDAS DO GUAPORÉ QUE JÁ EXISTE UMA BALSA FAZENDO A TRAVESSIA ENTRE COSTA MARQUES E A BOLÍVIA, E QUE TAL BALSA PERTENCERIA AO "PREOCUPADO" DEPUTADO LEBRÃO. ENTÃO, QUALQUER SEMELHANÇA NO "INTERESSE" DOS PARLAMENTARES INDIGITADOS NESTA MATÉRIA EM LEGALIZAR TAL TRAVESSIA, É MERA COINCIDÊNCIA.
Excelência, brilhante atuação, contudo, não esqueça os estudantes brasileiros na Bolívia, que precisam urgentemente do REVALIDA e regularização de suas situações, para atuação no Brasil.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook