Com Bolsonaro, deputado Lucio Mosquini pede instalação de balsa em Costa Marques por tratado internacional

A reunião aconteceu no Palácio de Planalto, atendendo à uma demanda do Deputado Estadual Lebrão

Assessoria
Publicada em 23 de setembro de 2020 às 15:19
Com Bolsonaro, deputado Lucio Mosquini pede instalação de balsa em Costa Marques por tratado internacional

O deputado federal Lucio Mosquini (MDB-RO) participou nesta terça-feira, 22 de setembro, de uma reunião com o presidente da república Jair Bolsonaro onde solicitou a elaboração de um tratado internacional que visa implantação de uma balsa para realizar travessia entre o Brasil e Bolívia.

A reunião aconteceu no Palácio de Planalto, atendendo à uma demanda do Deputado Estadual Lebrão.

Mosquini já havia participado no Ministério das Relações Exteriores de uma audiência, que contou com a participação do Embaixador da Bolívia Sr. Wilfredo Rojo, a intenção é construir um tratado internacional para viabilizar à criação de portos fronteiriços para a operação de balsas e travessia no Rio Guaporé entre o Município de Costa Marques, no Estado de Rondônia, e Puerto Ustarez, Município de San Joaquín, no Departamento do Beni.

“Eu acolhi a luta do Deputado Lebrão que iniciou no ano de 2015, na ocasião ele esteve comigo aqui em Brasília, pedindo pela travessia entre Costa Marques e Bolívia através de uma balsa, disse o Parlamentar”. 

Em 2016 o deputado federal Lucio Mosquini acompanhado do deputado Lebrão esteve na ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, realizando formalmente um pedido de concessão, que foi deferido favoravelmente agora.

Para que haja legalidade na travessia entre os dois países é necessário a criação de um tratado internacional. O Deputado Lucio Mosquini apresentou ao presidente Jair Bolsonaro a pretensão que o estado de Rondônia tem em legalizar essa travessia.

O projeto tem por finalidade valorar o potencial de integração e desenvolvimento socioeconômico da região do Vale do Guaporé.

Para o Congressista, é preciso legalizar e viabilizar um corredor de integração econômico-comercial, cultural e turística interligando as cidades de Costa Marques, em Rondônia, e San Joaquín/Trinidad, no Departamento de Beni. 

A interligação de Rondônia e Beni por meio da regularização de uma travessia internacional de balsa entre a BR429 e Puerto Ustarez (Ruta 9) abrirá uma gama de oportunidades de negócios entre as regiões fronteiriças, reduzindo o custo de transporte, facilitando o intercâmbio cultural e turístico, além de permitir o acesso brasileiro aos portos no Oceano Pacífico em Arica, no Chile e Illo, no Peru.

O Deputado disse que a reunião foi muito produtiva e que o Presidente viu com bons olhos o pedido e ficou de analisar.

Comentários

  • 1
    image
    RUSSO DE OLIVEIRA 24/09/2020

    HÁ COMENTÁRIOS NAQUELAS BANDAS DO GUAPORÉ QUE JÁ EXISTE UMA BALSA FAZENDO A TRAVESSIA ENTRE COSTA MARQUES E A BOLÍVIA, E QUE TAL BALSA PERTENCERIA AO "PREOCUPADO" DEPUTADO LEBRÃO. ENTÃO, QUALQUER SEMELHANÇA NO "INTERESSE" DOS PARLAMENTARES INDIGITADOS NESTA MATÉRIA EM LEGALIZAR TAL TRAVESSIA, É MERA COINCIDÊNCIA.

  • 2
    image
    Mario Roberto 24/09/2020

    Excelência, brilhante atuação, contudo, não esqueça os estudantes brasileiros na Bolívia, que precisam urgentemente do REVALIDA e regularização de suas situações, para atuação no Brasil.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook