Como a internet 5G vai revolucionar o mundo das viagens

E isso não será diferente para o mundo das viagens, onde existe a expectativa que o 5G traga muitas mudanças, principalmente para quem gosta de fazer viagens de carro

Da redação/Foto: Imagem: Depositphotos
Publicada em 09 de fevereiro de 2023 às 08:31
Como a internet 5G vai revolucionar o mundo das viagens

A tecnologia 5G chegou ao Brasil e com ela a expectativa de que o nosso dia a dia vai se tornar muito diferente, considerando que tudo vai se tornar cada vez mais conectado a partir de agora.

E isso não será diferente para o mundo das viagens, onde existe a expectativa que o 5G traga muitas mudanças, principalmente para quem gosta de fazer viagens de carro.

Vem comigo para explorarmos juntos informações fantásticas que vão virar o mundo dos fanáticos por internet de cabeça para baixo.

Antes de começar, importante lembrar da importância de somente viajar para fora do país com um seguro de viagem internacional contratado, o que se tornou ainda mais importante após a pandemia do coronavírus.

Como o 5G funciona?

Quando falamos de 5G falamos da rede de celulares de quinta geração que vai transformar totalmente sua rotina de trabalho e também pessoal.

O 5G é uma rede de internet inteligente, com maior potência e velocidade, que não traz impacto ao meio ambiente, sobrepondo-se à rede 4G, que é empregada atualmente.

Ela utiliza ondas de rádio, tal qual as outras redes móveis, porém a abrangência utiliza as faixas entre 600 MHz e 700 MHz, 26 Ghz e 28 Ghz e 38 GHz e 42 GHz.

As antenas são instaladas juntamente das outras antenas já existentes totalmente adaptadas para funcionar paralelo às novas estruturas de conexões. Nesse caso, as antenas menores de pouco alcance (questão de metros), repetem o sinal dos dispositivos locais redirecionando para a estação central.

As antenas replicadoras instaladas em postes ou prédios altos são capazes de cobrir distâncias de até 250 metros. A novidade para o 5G é que existe um mecanismo que focaliza o sinal ao invés de emiti-lo para todas as direções.

A direção então é definida pela demanda de dispositivos que requisitarem a conexão, fazendo com que a capacidade das antenas seja utilizada de maneira inteligente.

Principais benefícios do 5G

Juntamente com o 5G, chegam inúmeros benefícios aos usuários, e dentre eles destacamos:


  1. Velocidade de internet mais rápida;
     
  2. Possível substituição de redes de Wi-Fi, tanto empresariais quanto domésticas;
     
  3. Capacidade para acomodar maior volume de informações, visto que o número cresce cada vez mais;
     
  4. Suporte suficiente para receber as informações transmitidas pelos dispositivos sem fio do mundo inteiro;
     
  5. Velocidade móvel mais rápida, porque enquanto o 4G permite, em média, velocidade entre 20 Mbps e 40 Mbps, o 5G puro oferece velocidade de até 1 giga por segundo;
     
  6. Uploads e downloads quase que em tempo real, pois é potencialmente 100 vezes mais rápido que o 4G;
     
  7. Uso de tecnologia de baixo consumo, pois o 5G permite que os dispositivos conectados a essa tecnologia tenham baterias com maior vida útil.

Impacto do 5G nas viagens de carro

Manter-se conectado na estrada é um diferencial oferecido pela nova tecnologia nas viagens de carro. Com a rede 5G você não perderá mais a conexão pela internet durante o trajeto da viagem, mantendo em dia os afazeres da empresa ou particulares.

Até 2025, a previsão é que 50% dos 27 mil quilômetros de rodovias federais ainda sem redes móveis 5G possam contar com essa tecnologia, sendo que 100% das estradas devem estar cobertas pela rede até 2029.

No edital ofertado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) vencido pela licitante em 2021, garante essa cobertura, incluindo trajetos importantes que atravessam o país, como esses abaixo:


  1. BR-163, que liga Tenente Portela-RS a Santarém, no Pará;
     
  2. BR-364, que liga Cordeirópolis-SP a Mâncio Lima, no Acre;
     
  3. BR-242, que liga Maragogipe-BA a Sorriso, em Mato Grosso;
     
  4. BR-135, que liga São Luís-MA a Sete Lagoas, em Minas Gerais;
     
  5. BR-101, que liga Touros-RN a São José do Norte, no Rio Grande do Sul;
     
  6. BR-116, que liga Fortaleza-CE a Jaguarão, no Rio Grande do Sul.

Como funciona hoje a internet dentro dos carros

A internet dentro do carro hoje funciona de diferentes formas, conforme a tecnologia que você implantou em seu veículo, sendo a mais comum hoje o uso das redes 3G e 4G.

É utilizado principalmente os planos de internet 4G, que custam um pouco mais caro que os demais planos, mas que fazem toda a diferença quando a pessoa quer se conectar com a internet durante a viagem.

Após a contratação do plano, a internet no carro funciona mais ou menos assim:


  1. Se você possui um carro moderno, já pode acessar a internet via conexão 3G/4G no próprio painel, que tem instalado um hotspot de Wi-Fi que distribui a rede no interior do veículo. Você pode se conectar por meio de qualquer dispositivo móvel que tenha acesso à internet, como aparelho celular, notebook ou tablet;
     
  2. Se o seu carro não conta com tecnologia própria, pode contratar um plano com hotspot da sua operadora e conectar com boa qualidade até 10 aparelhos no interior do veículo;
     
  3. Você pode, ainda, usar seu próprio celular como roteador, sem investir em qualquer outro equipamento adicional. É só compartilhar sua rede de dados com as outras pessoas que estão no veículo, simplesmente ativando seu Wi-Fi e compartilhando a senha com o grupo. Porém, este método apresenta alguns contratempos, como aquecer e descarregar rapidamente a bateria de seu aparelho móvel, bem como consumir sua franquia de internet ainda mais rápido.

Impacto do 5G nas viagens de ônibus

Com a implantação da tecnologia 5G nas estradas federais, muitos dos problemas de perda de conexão serão resolvidos, pois o 5G oferece internet com velocidade mais rápida que a 3G e 4G e cobrindo as principais rodovias do país, tal qual as viagens de carro.

Como funciona hoje a internet sem fio nos ônibus

Muito similar às viagens de carro, o funcionamento da internet Wi-Fi dentro de ônibus se dá através da contratação de planos diretamente com as operadoras, sendo que o sinal chega até o ônibus por um modem 3G ou 4G.

No interior do ônibus o sinal é redistribuído aos usuários por meio de um roteador, cujo acesso é feito com senha autenticada.

Entretanto, além de ter que enfrentar um pouco de lentidão, a conexão pode ter que passar por algumas falhas na transmissão dos sinais, principalmente se você estiver em alguma estrada que não recebe o sinal com qualidade, os chamados “pontos cegos”.

Impacto do 5G nas viagens de avião

A tecnologia 5G não trará nenhum impacto ou mudanças nas conexões durante um voo, uma vez que essa tecnologia sem fio não poderá ser adotada dentro das aeronaves porque existe a possibilidade de a nova tecnologia interferir no funcionamento dos instrumentos da nave.

Nesse caso, a pessoa que quiser se manter conectada dentro de um voo, precisará utilizar os serviços já existentes e oferecidos pelas cias aéreas.

Importante lembrar que as primeiras orientações passadas aos passageiros durante um voo é que devem manter os aparelhos celulares, notebooks e tablets desligados ou no modo avião durante o voo por questões de segurança.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), orienta que esses aparelhos precisam ficar sem Wi-Fi em duas ocasiões: durante a decolagem e durante o pouso. Durante as demais fases do voo as próprias companhias aéreas oferecem Wi-Fi aos tripulantes.

Como funciona hoje a internet dentro dos aviões?

Atualmente o sinal de Wi-Fi nos aviões funciona por meio das torres de transmissão existentes no mundo inteiro, ou por conexão via satélite.

A busca de acesso é parecida com a que você usa no smartphone, transitando de um sinal para outro, à procura de um sinal mais intenso, sem necessidade de nova autenticação.

Quando o avião está sobrevoando oceanos, por exemplo, o Wi-Fi do avião é disponibilizado via satélite.

As exigências impostas na decolagem e na aterrisagem são feitas porque a prioridade desse meio de transporte é a segurança.

Muito mais que oferecer acesso à internet, as aeronaves investem em conexão segura, isto é, que não interfiram nas comunicações, garantindo a segurança dos passageiros.

Impacto do 5G nas viagens de cruzeiro

A principal dúvida de quem faz uma viagem de cruzeiro pela primeira vez, é se os planos de internet contratados das operadoras funcionam dentro do navio e a resposta é não, principalmente nas viagens de cruzeiro que atravessam os oceanos.

Mesmo com a vinda do 5G isso não será possível, já que não haverá cobertura nos oceanos, apenas próximo das regiões portuárias, suportando nesse caso o turista quando ele atracar nos portos durante sua viagem.

Apenas funcionam dentro dos navios a internet Wi-Fi, conforme vamos ver a seguir.

Como funciona hoje a internet dentro dos navios?

É possível ter internet Wi-Fi dos navios, que é feita via satélite, tal qual o uso dos aviões. Uma internet mais lenta e que se paga caro por ela, pois as operadoras cobram um valor muito elevado por minuto.

Geralmente todos os navios possuem conexão Wi-Fi espalhadas pelo navio, até mesmo em sua cabine. Portanto, para manter-se conectado durante a viagem por mar, basta escolher um pacote de internet do navio e você terá conexão Wi-Fi para tudo que o que precisa.

O principal benefício relativo à conexão com a web em um cruzeiro é que quando você está no porto, não paga nada para usar a internet. Isso porque, com o seu smartphone você pode utilizar o sinal de conexão do país onde se encontra, via roaming local, que é mais veloz e mais econômico.

Qual a expectativa de implantação do 5G no Brasil

A nova geração de internet estreou oficialmente em Brasília, em novembro de 2021. A intenção era introduzir a rede 5G aos poucos, inicialmente nas grandes capitais, até o final de 2022.

Porém problemas de importação dos equipamentos fizeram acontecer uma extensão dos primeiros prazos acordados nas licitações, o que deve diminuir conforme popularidade da tecnologia.

A previsão é aumentar o número de antenas nas capitais e levar o 5G para cidades com mais de 500 mil habitantes a partir de 2025. Segundo a ANATEL, todas as cidades com mais de 30 mil habitantes receberão a nova tecnologia até 2029.

Finalizando

Como você acompanhou nesse artigo, o 5G pode impactar diretamente o mundo das viagens, principalmente das viagens rodoviárias.

Logo ela estará presente em todo Brasil e outros grandes países, facilitando a vida de todos que apreciam ou precisam utilizar muito a internet, mesmo que seja necessário pagar mais caro por esta tecnologia.

Não esqueça também de viajar conectado com um chip internacional de viagem para manter contato com toda a família durante toda a viagem.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos e familiares para que todos já comecem a ficar por dentro das novidades que vem por aí!

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook