Como diminuir a aparência dos poros da pele?
Esse problema é bastante comum e afeta pessoas de todas as idades. Veja algumas dicas de como tratá-lo e os cuidados que devem ser tomados para produzir efeitos duradouros
Alguns problemas são bastante comuns quando o assunto é problemas de pele: espinhas, cravos e manchas são exemplos. Outra condição que pode provocar preocupação e motivar a busca por ajuda especializada é a aparência dilatada dos poros, que são pequenas aberturas de saída das glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de óleo da pele.
A principal razão para essa dilatação é o aumento na produção de sebo — substância que, entre outras funções, lubrifica o pelo e a pele. Embora o grau de dilatação seja determinado por uma característica genética, alguns tipos de pele podem viver mais essa dilatação, como é o caso da oleosa. Via de regra, quanto mais intensa é a atividade das glândulas sebáceas, maior é a aparência dos poros.
Uma das razões que fazem as pessoas manterem práticas de skincare é a busca por reduzir a aparência dos poros da pele. Confira algumas dicas de como fazer isso.
Limpeza correta
Os poros dilatados são popularmente conhecidos como “furinhos na pele” e surgem principalmente na “zona T” do rosto — região que compreende o queixo, o nariz e a testa. Eles podem ficar ainda mais visíveis quando a pessoa aplica muita maquiagem.
A maneira mais eficaz de reduzir a aparência dos poros é limpar corretamente a pele todos os dias, lavando o rosto com água e aplicando em movimentos circulares um sabonete líquido adequado. É importante lembrar que essa limpeza deve ser realizada até duas vezes por dia, já que esse processo pode deixar a pele ainda mais oleosa quando feito de modo excessivo.
Outra dica simples e importante para reduzir os poros dilatados é lavar o rosto com água fria antes de aplicar maquiagem. Também é possível fazer isso passando uma pedrinha de gelo em todo rosto para fazer uma constrição dos vasos sanguíneos do rosto e, em seguida, aplicar a maquiagem, sobretudo a base e o pó.
Além disso, é importante tomar cuidado e escolher os produtos mais adequados para a sua pele. Os mais indicados são aqueles que contêm os ácidos salicílico, glicólico ou retinoico, bem como água termal gelada e esfoliantes.
Esfoliação
Outro procedimento bastante eficaz para quem deseja diminuir a aparência dos poros da pele é realizar esfoliação suave. Para fazer esse processo, deve-se esfregar no rosto uma mistura feita de uma colher de fubá e duas colheres de sabonete líquido.
O recomendado é deixar essa mistura atuar durante vinte minutos e então retirá-la com algodão, realizando movimentos circulares. A argila irá remover o excesso de oleosidade da pele e devolver os minerais necessários.
Compressas
Outra técnica para diminuir os poros do rosto é deixar uma bolsa térmica morna durante três minutos nessa região e, em seguida, colocar uma bolsa térmica fria por dois minutos.
Esse procedimento é muito simples e bastante eficaz, pois a diferença de temperatura ajuda a melhorar a oxigenação dos tecidos e a elasticidade dos poros, o que ajuda a manter a saúde e a beleza da pele. O recomendado é aplicar essa técnica em dias alternados, durante uma ou duas semanas, para notar os resultados.
Evitar gordura
A ocorrência de poros abertos está profundamente relacionada à genética, mas a alimentação também possui um efeito determinante sobre esse fenômeno. Por isso, se você quer reduzir os poros em sua pele, é recomendado evitar ou pelo menos reduzir o consumo de alimentos gordurosos (como batata frita, pastel, queijo, manteiga, produtos processados, entre outros).
Esses alimentos facilitam o excesso da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que acaba entupindo os canais e favorecendo cravos e espinhas. Além de evitá-los, é importante ingerir bastante água ou chá para manter a pele mais limpa e hidratada naturalmente.
UBS`s com atendimento parcial na quarta-feira
De acordo com a coordenadora da DAB, Kellen Nayara, as unidades estarão fechadas durante o curso, atendendo somente casos de emergência, “Os profissionais de saúde farão o curso virtual, ou seja, todos estarão dentro das UBS´s
Caixa deposita 2ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em julho
O pagamento foi antecipado e os valores estão disponíveis na conta digital
Situação dos Agentes Comunitários de Saúde na pandemia é tema de audiência pública na Câmara dos Deputados
Evento promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família será transmitido pela internet
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook