Como funciona o mercado de vestuário? Saiba aqui!
Sete em cada dez pessoas identificam o termo “ir às compras” com a aquisição de produtos têxteis
Na nossa sociedade dominada pelo cuidado da imagem, a escolha das roupas faz parte do nosso cartão de visita social. Vestir é transmitir, comunicar. Para alguns, fazer parte de uma marca de roupas significa até mesmo se sentir aceito e pertencer a um grupo. Diante disso, a pergunta que fica é: como funciona o mercado de vestuário?
Sete em cada dez pessoas identificam o termo “ir às compras” com a aquisição de produtos têxteis. As roupas de moda também são o presente preferido dos consumidores.
O comércio de moda está muito consolidado. Centenas de pessoas no nosso país empreendem todos os anos na criação de uma loja de roupas.
Se você também quer criar uma loja, é fundamental entender como funciona o mercado de vestuário.
Ao longo desse artigo, você saberá mais sobre isso.
Como funciona o mercado de vestuário?
Atualmente, o setor de varejo de moda é amplamente monopolizado pelo mercado de grande consumo e pelas grandes cadeias. Existe uma oferta ampla e variada de novas roupas, mesmo semanalmente, a preços muito competitivos.
As cadeias de moda têm uma forte presença nos shoppings e nas ruas mais centrais e com enormes investimentos publicitários. Um panorama um pouco assustador para novos empreendedores.
- A marca Lupo domina o mercado de lingerie
- A Renner e a Riachuelo dominam o mercado de peças variadas
- A Studio Z domina o mercado calçados
Esses são apenas alguns exemplos, mas há muito mais lojas de grandes cadeias que dominam o cenário nacional.
Agora que você já sabe como funciona o mercado de vestuário, vamos ver como se diferenciar.
Como se diferenciar?
Agora mais do que nunca, para se manter no mercado como um estabelecimento independente, é necessário trazer fortes aspectos diferenciadores, exceto, talvez, as lojas localizadas em pequenas cidades, distantes de grandes capitais.
Para alcançar a tão esperada diferenciação, é preciso explorar os caminhos da sustentabilidade e do impacto positivo, inovação, exclusividade, serviço e experiência do cliente, valores – inclusive relacionados com movimentos sociais presentes hoje – e a máxima segmentação.
Localização
Esse é o principal ponto para saber como funciona o mercado de vestuário.
A localização é um fator chave para o sucesso de uma loja de roupas.
Critérios como a proximidade com o público-alvo, a visibilidade, a acessibilidade, o nível de trânsito e a concentração de lojas na área devem ser tidos em conta.
Mobiliário, acessórios, decoração, iluminação e vitrines são elementos cruciais. Em geral, é altamente recomendável escolher um local realmente pensando em uma loja de roupas, caso contrário, você terá que gastar muito para adaptar o local.
Preço e quantidade
Preços mais baixos ou com desconto são sempre uma boa maneira de aumentar as vendas, mas esta estratégia pode não ser sustentável a longo prazo.
Vamos dar uma olhada em algumas estratégias de preços para empresas que vendem os mesmos produtos que seus concorrentes:
- Preços mais baixos para entrar no mercado
De fato, usar a estratégia de preços competitivos provavelmente faz sentido para muitas lojas.
Você não vai querer estabelecer um preço nem muito alto nem muito baixo em relação ao que a concorrência está fazendo, então ficar dentro de uma certa faixa de preço definitivamente faz sentido.
No entanto, se você estiver criando um novo negócio, você pode querer começar com preços mais baixos do que seus concorrentes, mas não poderá continuar assim no futuro.
Depois de ter causado uma boa impressão e deixado uma marca na mente do seu público, você pode voltar ao valor normal.
- Preço por pacote
O preço por pacote é a ideia de vender vários produtos juntos com um desconto. Isso funciona bem para empresas que vendem produtos complementares ou empresas que trabalham em um nicho específico.
Esta estratégia é muito semelhante à venda adicional e, mais especificamente, à venda cruzada.
Experiência / serviço ao cliente
Aqui está outro ponto para saber como funciona o mercado de vestuário.
É muito importante que seus clientes saibam que se algo der errado, sua equipe de atendimento ao cliente está lá para ajudá-los e resolver o problema o mais rápido possível.
Se o cliente comprou uma camisa listrada masculina, por exemplo, pode acontecer de a roupa rasgar durante a entrega, não servir, chegar atrasada, etc. Todo mundo sabe que coisas assim podem acontecer, mesmo para as marcas mais famosas.
Portanto, é essencial que você ofereça um serviço ao cliente de qualidade. Você também pode considerar a opção de incluir um chatbot para que os compradores saibam que podem se comunicar com "alguém" a qualquer momento.
Mercado de crédito trás números preocupantes para as pequenas empresas
A primeira coisa que tem que fazer é construir projeções financeiras utilizando uma simples planilha Excel para verificar se, com as vendas previstas nos próximos 12 meses, consegue enfrentar os pagamentos
Funai promove curso de formação em Indigenismo para servidores em Rondônia
A capacitação ocorreu na Coordenação da Frente de Proteção Etnoambiental Uru-Eu-Wau-Wau - Base de Proteção Etnoambiental Bananeira, situada no município de Seringueiras (RO)
MPF ajuíza ação para que profissionais de farmácia possam voltar a aplicar PEP e PrEP no SUS
Profilaxia Pós Exposição ao HIV (PEP) e Profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) são fundamentais na estratégia de combate à aids no Brasil
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook