Como reduzir gastos com o consumo de energia?
É importante que as pessoas adotem um comportamento consciente e assumam o compromisso diário de evitar o desperdício de energia, contribuindo para preservar água nos reservatórios e reduzindo a geração termoelétrica
Em meio à crise econômica e de saúde pública imposta pelo Coronavírus, falar em reduzir gastos com o consumo de energia é mais do que necessário. Com a paralisação de serviços não primordiais e a orientação para "ficar em casa", um dos setores mais afetados no Brasil foi o de energia elétrica.
Para completar, agora em junho, com a previsão de um período seco mais rigoroso, a agência reguladora do setor precisou acionar a bandeira vermelha patamar 2, uma vez que o cenário de reservatórios reduzidos desfavorece a produção de energia pelas hidrelétricas.
Na prática, a tarifa de energia elétrica para o consumidor final terá um acréscimo de R$ 6,243 a cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos. Diante disso e do período de extrema exceção que estamos vivendo, os consumidores precisam redobrar a atenção, planejar o consumo e rever hábitos individuais e coletivos do dia a dia.
Mas quem são os vilões do consumo de energia? Aquecedor, ar-condicionado e chuveiro estão entre os principais. No caso desses equipamentos, a orientação é diminuir o tempo de uso, manter a função “modo econômico” e controlar a temperatura (nem frio nem calor excessivos).
A geladeira também lidera o topo da lista. Assim sendo, a sugestão é evitar que o equipamento seja aberto a toda hora e esperar que o alimento esfrie para colocá-lo em refrigeração, já que, quente, o motor precisará de maior força para regular a temperatura. Uma outra dica é impedir a sobrecarga da tomada com vários aparelhos, manter as instalações elétricas revisadas, adquirir equipamentos com selo de escala de consumo e desligar os produtos sem uso do interruptor.
Com o crescimento da demanda por equipamentos que tragam eficiência, segurança e, principalmente, despesas menores, a Stemac, maior especialista na fabricação e comercialização de grupos geradores, tem ampliado seu leque de serviços, oferecendo soluções customizadas para os mais diversos segmentos do mercado, abrangendo diferentes níveis de necessidades, oferecendo produtos mais versáteis e garantindo maior eficácia na relação custo-benefício aos seus clientes.
Os grupos geradores da Stemac fornecem equipamentos eficazes e imediatos, capazes de garantir o pleno funcionamento das atividades durante 24 horas, o que é imprescindível neste momento, principalmente para as prestadoras de serviços essenciais, como hospitais, supermercados, postos de combustíveis e ramo farmacêutico, e para os condomínios residenciais, em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.
É importante que as pessoas adotem um comportamento consciente e assumam o compromisso diário de evitar o desperdício de energia, contribuindo para preservar água nos reservatórios e reduzindo a geração termoelétrica. Só assim poderemos diminuir o custo total da produção de energia e, consequentemente, ajudar a mitigar os impactos ambientais.
Valdo Marques é Vice-Presidente Executivo da Stemac, empresa que oferece soluções em Grupos Geradores comercial, empresarial e industrial
ASSFAPOM alerta que governo tem somente 15 dias para resolver a valorização da PM e BM de Rondônia
Desta forma, a Associação solicitou a compreensão no intuito de findar com as discussões, pois isso gera divisão que consequentemente se transforma em separação da tropa
Parque Natural de Porto Velho é reaberto para visitação
Trilha e pista de escalada permanecem desativadas para evitar aglomeração
TJRO explica decisão de desembargador que reconduziu Junior Gonçalves ao cargo de chefe da Casa Civil
Júnior Gonçalves continua impedido de se comunicar com servidores da Secom
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook