Condutores são orientados pelo Detran Rondônia a adotarem medidas de segurança no trânsito durante blitzes educativas

Além do trabalho de orientação, agentes tiram dúvidas de usuários que aproveitam para se informarem sobre os serviços do Detran

Eleni Caetano Fotos: Eleni Caetano Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 23 de junho de 2022 às 17:39
Condutores são orientados pelo Detran Rondônia a adotarem medidas de segurança no trânsito durante blitzes educativas

Condutores são orientados sobre os itens de segurança veicular durante as blitzes educativas

Com o objetivo de conscientizar o condutor a aderir as medidas de segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia vem desenvolvendo o projeto “Condutores em Ação”, com a realização de blitzes educativas todas quartas e quintas-feiras à noite, em várias regiões de Porto Velho. Na noite de quarta-feira (22) a ação aconteceu na BR-319, no trecho urbano e na Avenida Vieira Caúla sentido bairro, zona Leste da Capital. 

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida ressalta que a maioria dos acidentes de trânsito ocorre por falha humana, por isso a importância do trabalho de conscientização junto ao condutor e às pessoas que estão como passageiros no veículo, pois muitas que ouvem a orientação dos agentes de trânsito também são motoristas. “Além do trabalho de orientação, os agentes tiram dúvidas dos usuários que aproveitam a presença do servidor do Detran para se informar sobre os serviços”.

Segundo o gestor  da Diretoria Técnico de Educação de Trânsito – Dtet, Ruymar Pereira Lima, nestes dias da semana as blitzes educativas são realizadas com abordagem direta aos condutores de carros e motocicletas. “O agente de trânsito explica sobre a importância dos cuidados no trânsito e o uso de equipamentos obrigatórios para evitar acidentes e entrega panfleto com orientações importantes para o condutor”, afirmou.

O trabalho conta com a parceria da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat e da Polícia Rodoviária Federal – PRF, que tem como objetivo oferecer segurança viária para o cidadão, fortalecendo as instituições e o trabalho em prol de um trânsito mais seguro e humanizado para todos.

Dentre as irregularidades mais comuns praticadas no trânsito, tem-se o ato de dirigir e manusear o aparelho celular ao mesmo tempo, seja falando ou digitando mensagens no whatsApp ou com o veículo parado no semáforo. No Brasil falar ao celular enquanto dirige é infração de trânsito, e consta no Código de Trânsito Brasileiro – CTB. É uma infração gravíssima que resulta em setes  pontos na Carteira Nacional de Habilitação – CNH e multa no valor de R$ 293,47 (duzentos e noventa e três reais e quarenta e sete centavos). Todas essas informações são repassadas ao usuário durante as blitzes educativas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook