Consórcio interestadual apresenta potencialidades da integração entre os estados centrais do Brasil a governadores
Com a presença do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL), o evento também serviu para escolher o presidente do consórcio e apontar soluções para os desafios estaduais.

Governadores ressaltam as vantagens de adquirir produtos em bloco de estados
Em reunião na última quinta-feira (24), no auditório da Confederação Nacional do Comércio CNC, foram apresentadas as principais missões do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Brasil Central – BrC para os governadores que iniciam o mandato em 2019. Com a presença do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL), o evento também serviu para escolher o presidente do consórcio e apontar soluções para os desafios estaduais.
Publicidade
Previamente ao encontro, os governadores debateram por mais uma hora conjuntamente por teleconferência com todos os membros do BrC, as opções de voto para a presidência do grupo, bem como a indicação dos secretários estaduais para o conselho administrativo da entidade. Ficou estabelecido que haverá uma alternância entre os presidentes anualmente e em 2019 o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) preside os trabalhos. “A alternância de poder, seja ela em que nível for é sempre salutar e trás nova oxigenação ao ambiente”, afirmou Flavio Dino ao transferir a presidência ao governador sul-mato-grossense.
O coronel Marcos Rocha demonstrou sua impressão quanto ao grupo articular aquisições para seus estados em conjunto com objetivo de baratear os preços. “Percebi a grande relevância do consórcio, principalmente na questão de compras em conjunto, porque reduz custo nas aquisições, como por exemplo medicamento, sai muito mais barato”, explicou. O governador apontou que o direcionamento do BrC é todo voltado à área social. “Tudo que tem relação com a área social a gente tem liberdade de agir na saúde, educação, ou seja em qualquer outra área que que afete a sociedade”, acrescentou.
Consórcio Brasil Central é uma autarquia, da espécie associação pública que integra a administração indireta de todos os entes federativos associados. Idealizado em 3 de julho de 2015, o BrC é composto pelo Distrito Federal e pelos Estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.
O Consórcio foi criado para promover ganho de competitividade por meio da cooperação técnica efetiva capaz de formular projetos e políticas regionais, estabelecer parcerias, captar recursos e desenvolver soluções de problemas de forma conjunta. Como missão, as unidades federativas pretendem tornar até 2028 a região do Brasil Central como a mais integrada e com maior índice de desenvolvimento sustentável da América do Sul.
Também esteve presente no evento a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Leandra Del Bello.
MPF denuncia ex-deputado federal e outros 10 envolvidos em fraudes com recursos do Ministério do Turismo
Prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 6,7 milhões, em valores atualizados.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook