Coronel Chrisóstomo medeia reunião de prefeitos com Ministro do Meio Ambiente

Questões como a exploração mineral em terras indígenas e ações pontuais do órgão em Rondônia foram discutidas.

Assessoria
Publicada em 11 de abril de 2019 às 11:21
Coronel Chrisóstomo medeia reunião de prefeitos com Ministro do Meio Ambiente

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) esteve reunido com o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acompanhado do prefeito de Cujubim, Pedro Fernandes, e o vice-prefeito de Espigão do Oeste, Waltinho Lara.

Questões como a exploração mineral em terras indígenas e ações pontuais do órgão em Rondônia foram discutidas.

“Temos em Rondônia municípios que sofrem, porque mais da metade de suas terras são demarcas como terra indígena, como é o caso de Guajará Mirim. Também é notório de todos que a exploração nas reservas indígenas, embora sejam ilegais, ocorrem sucessivamente e vem causando prejuízo ambiental e econômico para esses municípios como em Espigão do Oeste. Essas são algumas das pautas que trazemos ao Ministro para que sejam avaliadas”, afirmou o deputado.

O ministro Ricardo Salles ressaltou durante a reunião a atuação do Ministério no desenvolvimento técnico e sustentável.

“Nossa gestão tem se pautado sempre pela legalidade, e se atém aos aspectos técnicos acima de questões ideológicas, sempre defendendo a segurança política, a previsibilidade, e o equilíbrio. Acredito que o desenvolvimento econômico e o meio ambiente devem andar juntos de maneira harmônica e é assim que temos realizado nossas ações”, disse o Ministro.

Já o prefeito Pedro Fernandes destacou a ação do IBAMA no município de Cujubim pela forma como está sendo desenvolvida. 

“Nós não estamos contra as ações de fiscalização, sabemos que é contra a Lei invadir essas áreas, mas a forma, por vezes truculenta como isso vem ocorrendo, tem gerado uma onda de violência na população. Queimar máquinas que poderiam ser disponibilizadas pelo município é realmente algo inexplicável”, declarou o prefeito.

Ricardo Salles afirmou que ação já está sendo apurada através de processo administrativo. Além disso, após solicitação do deputado Coronel Chrisóstomo e do vice-prefeito Waltinho Lara, uma nova audiência será agendada para tratar exclusivamente da exploração em terras indígenas de Rondônia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Sem dias lá e aqui

Sem dias lá e aqui

Nada, absolutamente nada de novo aconteceu nem lá nem aqui. Fato: em alguns casos voltamos foi no tempo.