CPI pode reconvocar Pazuello; senadores criticam presença em ato pró-Bolsonaro

O senador Otto Alencar (PSD-BA) foi um dos primeiros a se manifestar sobre o assunto

Agência Senado/Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Publicada em 24 de maio de 2021 às 15:10
CPI pode reconvocar Pazuello; senadores criticam presença em ato pró-Bolsonaro

Ao lado do presidente Bolsonaro, ex-ministro Eduardo Pazuello participou de manifestação no Rio de Janeiro no domingo

A participação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello em ato público em favor do presidente Jair Bolsonaro no domingo (23), no Rio de Janeiro, chamou atenção de integrantes da CPI da Pandemia e reforçou o desejo de reconvocar o general. À imprensa, o presidente da comissão parlamentar de inquérito, Omar Aziz (PSD-AM), já disse que há requerimento para ouvi-lo novamente, que deve ser apreciado pelo colegiado na quarta-feira (26). 

O senador Otto Alencar (PSD-BA) foi um dos primeiros a se manifestar sobre o assunto. Pelo Twitter, disse que, enquanto o Brasil continua sofrendo com a covid-19, o presidente Bolsonaro afronta e aglomera. "Pazuello será reconvocado para depor na CPI", sentenciou o representante da Bahia. 

Também pelas redes sociais, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) classificou o ato como deboche, falta de respeito e irresponsabilidade. Para ele, o presidente e seus aliados não se incomodam com quase 450 mil brasileiros mortos e trabalham a favor da pandemia. "Passeando de moto, gastando dinheiro em férias na praia, fazendo aglomerações e desrespeitando regras e vitimas da pandemia, Bolsonaro, seus amigos e ministros são o pior da política", afirmou. 

O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse que Eduardo Pazuello é um "mentiroso assumido" e lembrou que, neste fim de semana, o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi ao Maranhão levar mais testes de covid-19. "Enquanto isso, o presidente, que já tinha aglomerado maranhenses, espalha vírus no Rio de Janeiro com Pazuello, um mentiroso assumido". 

Em outra postagem, Renan afirma que "a prioridade é barrar a pandemia, mas Bolsonaro rema para trás".

"A procissão no Rio em louvor ao vírus é declaração de guerra ao SUS. O governador terá que explicar a molecagem com dinheiro público. Pazuello pisoteia disciplina e hierarquia e ri a céu aberto. A CPI terá muito assunto", aponta.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), por sua vez, afirmou que Bolsonaro deveria se dedicar a salvar vidas, mas gasta seu tempo em passeios de moto, aglomerações, ofensas e ameaças. "Cada palavra sua contra medidas de prevenção ou vacinas representa uma agressão às famílias das vítimas da covid-19 e àqueles que sofrem com a fome e o desemprego", opinou no Twitter. 

Exército  

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) disse que "está na hora de as Forças Armadas definirem se estão a favor do Brasil ou no palanque da morte e do fascismo".

"Um general que participa de um evento político não respeita a Constituição, está no regulamento disciplinar. As FA precisam dar exemplo de institucionalidade com Pazuello", afimou.

Já o senador Humberto Costa (PT-PE) mostrou uma imagem do general ao lado do presidente num palanque e afirmou: "Ninguém mais duvida sobre a quem Pazuello obedece". O parlamentar disse que o presidente "trabalha incansavelmente a favor do vírus" e publicou ainda uma reportagem da CNN dizendo que o comando do Exército deverá pedir explicações ao general sobre a participação dele na manifestação. 

Dia histórico

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) classificou o domingo de atos pró-presidente no Rio de Janeiro como um dia histórico e uma verdadeira festa da democracia. Segundo ele, os milhares de motociclistas que participaram demonstram que a melhor pesquisa eleitoral é o povo do qual o presidente nunca saiu do lado. "Apesar de todo esse apoio, não são os brasileiros que estão com Bolsonaro, é o presidente que está com o povo", acrescentou. 

Imprensa

Também pelo Twitter, o senador Paulo Rocha (PT-PA) replicou uma mensagem do governador do Maranhão, Flávio Dino, prestando solidariedade a profissionais de imprensa atacados nas ruas do Rio de Janeiro. O representante do Pará classificou de escárnio a participação do general no ato. 

"General da ativa do Exército brasileiro e desastroso ex-ministro da Saúde estava feliz em participar em arrastão que reuniu fascismo, negacionismo e ignorância, neste domingo, no Rio", afirmou. 

O senador Rogério Carvalho prestou solidariedade a um repórter da CNN. 

"Nossa solidariedade ao repórter Pedro Duran, agredido pela milícia fascista de Bolsonaro. É típico dos regimes totalitários tentar calar a imprensa", afirmou. 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

RETRATOS DO BRASIL – Para confundir qualquer um

RETRATOS DO BRASIL – Para confundir qualquer um

Juntos, Oposição e a velha ex-grande imprensa, ganharam a adesão do atual colegiado do Supremo Tribunal Federal para, paralelamente, exercerem a governança do país, numa intromissão não republicana nunca jamais antes vista no Brasil