Crédito consignado: modelo de empréstimo pode ser alternativa em tempos de crise
Por ter esse desconto diretamente do salário, antes mesmo do cidadão pegar ou recebê-lo, os índices de inadimplência são baixíssimos
A situação financeira de boa parte da população pode ter ficado comprometida nos últimos dias. Afinal, o mundo passa por um momento de isolamento social, provocado pela pandemia do novo coronavírus, e com isso novas dinâmicas de relacionamento e produtividade foram estabelecidas. Dessa forma, várias alternativas se apresentam como uma maneira de aliviar o bolso do consumidor.
Uma dessas, possíveis, soluções financeiras é o empréstimo consignado. Esse modelo, nada mais é do que uma das formas de crédito em que o pagamento do indivíduo que o solicitou é feito por meio de uma parte do seu salário ou do seu benefício. Tudo isso, é claro, está previsto pelo Banco Central e é oferecido pelas instituições financeiras.
Por ter esse desconto diretamente do salário, antes mesmo do cidadão pegar ou recebê-lo, os índices de inadimplência são baixíssimos, que por sua vez recaem em forma de benefício ao consumidor. Afinal, o crédito ou empréstimo consignado possui as menores taxas do mercado. Uma dica interessante para que você consiga ilustrar melhor suas economias, é fazer uma simulação de crédito. Esse tipo de teste está disponível no site do Grupo AMP, por exemplo.
Outro atrativo desse tipo de crédito é a facilidade para solicitação. Não é necessário vínculo anterior com o banco em questão, não sendo assim obrigatório ter conta no banco onde fará o empréstimo. Mas esteja atento, caso você não possua uma conta na instituição financeira que irá pedir o crédito, o banco deve promover uma Ordem de Pagamento em uma agência bancária próxima de sua moradia.
Se a sua situação pede emergência, não deixe de checar o prazo para o recebimento do dinheiro. Geralmente, nesses caso, logo após a assinatura do contrato, os bancos ou instituições financeiras mandam um documento de solicitação para o órgão pagador do salário ou benefício pedindo autorização.
O órgão pagador, por sua vez, tem a responsabilidade de observar o pedido e encaminhar um novo arquivo autorizando ou não o desconto. A partir disso, finalmente é feito o pagamento. Em média, o prazo de toda essa dinâmica financeira gira em torno de 2 a 5 dias úteis.
Embora o tempo para que essa etapa se dê por finalizada, de certa forma, seja rápido, algumas vezes a necessidade financeira acaba possibilitando o endividamento. E aquele momento em que nome fica "sujo" pode ser um complicador, certo? Errado! No crédito consignado não há verificação de SPC ou SERASA, já que nesta modalidade, pelo meio de pagamento do empréstimo ser em folha ou diretamente do benefício. Sendo assim, os bancos e instituições não fazem este tipo de checagem.
Covid-19: Rondônia com 46.676 casos e 993 mortes; Porto Velho tem 24.480 infectados
Hoje (13) foram registrados 12 óbitos por Covid-19 em Rondônia, quatro em Porto Velho
CAARO lança projeto “Bandeira Branca” durante live solidária
O cidadão que se sensibilizar poderá então visitar a família e realizar doações específicas àquele lar
Prefeito inaugura posto do Banco do Povo no Prédio da Prefeitura
As linhas de créditos são de 300 reais até 30 mil reais para os mais variados tipos de atividades econômicas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook