Cuidado com a saúde bucal é tema de atividades para estudantes da zona rural
Ação foi desenvolvida pela Unidade de Saúde da Família Novo Engenho Velho com crianças de 6 a 12 anos
Incentivar o autocuidado nas crianças é motivo de orgulho e satisfação
Cuidar da saúde bucal é uma prática que deve ser incentivada a todos os indivíduos. O hábito diário da higienização da boca e dentes deve ser iniciado cedo, desde os bebês até as crianças e adolescentes. Pensando nisso, odontólogos que atuam na Unidade de Saúde da Família Novo Engenho Velho estiveram na Escola Municipal Engenho do Madeira para ação de promoção da saúde bucal e prevenção de doenças.
A escola está localizada na zona rural de Porto Velho, distante cerca de dez quilômetros do Centro da capital, e atende crianças entre 6 e 12 anos. A palestra contou com orientação sobre escovação dos dentes e língua, uso do fio dental, além de atividades práticas de técnicas de escovação.
Zelar da saúde bucal é muito importante, pois a falta de cuidado pode trazer diversos prejuízos ao cidadão, afetando a capacidade de comer, falar, sorrir, como também a autoestima, o desempenho escolar e a frequência ao trabalho ou a escola.
Uilian Sampaio Santiago, odontólogo que participou da ação, aponta que compartilhar conhecimentos que incentivam o autocuidado nas crianças é motivo de orgulho e satisfação.
Escola rural que recebeu a ação atende crianças de 6 a 12 anos
“Os estudantes ficam muito felizes e motivados com nossa visita, pois mostramos em modelos 4D ‘ao vivo e a cores’ como realizar uma escovação adequada, mantendo a boa higiene. Nessa faixa etária, é fundamental também o acompanhamento e a supervisão do responsável, pois é uma fase que a criança está desenvolvendo a coordenação motora fina”.
Ações de promoção, prevenção e atenção à saúde bucal também estão inseridas no Programa de Saúde na Escola. As atividades são realizadas rotineiramente pelas equipes de Saúde da Família em escolas da rede municipal e estadual, na zona urbana e rural.
Desde o início do ano letivo até agora, foram realizadas 640 ações em saúde bucal, que envolve palestra e orientação de higiene, 78 atividades de aplicação de flúor e 278 ações de escovação dental supervisionada, onde os profissionais ensinam a correta forma de escovar os dentes, língua e até a quantidade ideal de pasta dental.
Segundo Francielli Pasquim Tolotti, gerente da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o objetivo da escovação supervisionada é orientar e estimular os alunos a incorporar hábitos de higiene bucal.
“A prática ajuda as crianças a cuidarem da saúde bucal e evitar doenças bucais. Durante as ações, o cirurgião dentista poderá avaliar e encaminhar aqueles alunos que necessitarem de um tratamento odontológico na unidade de saúde mais próxima”.
Prefeitura abre consulta pública para receber contribuições aos estudos sobre saneamento básico
População poderá apresentar críticas, sugestões e obter informações sobre o projeto
Prefeitura e Conselho realizam pit stop para sensibilizar população contra a violência aos idosos
Campanha faz alusão ao 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa
Nos quatro primeiros meses do ano, o município recebeu 238 manifestações de usuários do serviço público
Este número cresceu 36% em relação ao mesmo período de 2022
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook