Polícia Civil informa afastamento de prefeito em investigação contra corrupção
A ação é resultado da investigação de um inquérito que apura a má administração de dinheiro público por parte da atual gestão da prefeitura de Candeias do Jamari
A Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (14), além da ordem de afastamento das suas funções do prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Geraldo Gomes de Queiróz, por 90 dias, mandados de busca e apreensão em residências naquela cidade e no estado do Acre.
Segundo a Polícia, as medidas cautelares fazem parte da 2ª fase ostensiva da operação “Articulata”. No total, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
A ação é resultado da investigação em um inquérito que apura a má administração de dinheiro público por parte da atual gestão da prefeitura de Candeias do Jamari, envolvendo fraudes em licitações e não execução de contratos públicos, "com ardis ilegalidades envolvendo agentes públicos e empresários".
O nome da operação, Articulata, foi inspirado na articulação promovida entre agentes públicos e empresários para inviabilizar a livre concorrência em processo licitatório e, posteriormente, inexecução do contrato em razão dos valores inexequíveis.
Com a continuidade das investigações foi possível comprovar a ocultação de valores recebidos de forma indevida para a aquisição de gado, ocultados em nome de terceiros, consubstanciando em crime de lavagem de dinheiro.
As medidas representadas pelo delegado foram deferidas pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, como o afastamento do prefeito por 90 dias, que elas se deram a partir das diligências desencadeadas, após a deflagração da 1º fase.
A Polícia Civil também esteve na Câmara Municipal, mas para notificar o Legislativo sobre o afastamento do prefeito.
Com informações do Rondoniagora
PRF participa de ação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Vários órgãos participaram da campanha
PC faz operação contra corrupção na Prefeitura de Rolim de Moura
Os alvos incluíam a Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura de Rolim de Moura, empresários, agentes públicos municipais e assessores parlamentares
Polícia Militar reforça policiamento em Porto Velho e executa nova fase da Operação Máximus
Governo de Rondônia objetiva reforçar o policiamento ostensivo ordinário com pontos de bloqueio em locais estratégicos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook