PRF participa de ação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Vários órgãos participaram da campanha
Na data de ontem (12), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia participou da campanha e conscientização contra o trabalho infantil. O dia 12 de junho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.
No Brasil, o trabalho não é permitido sob qualquer condição para crianças e adolescentes até os 13 anos. A partir dos 14 anos, pode-se trabalhar como aprendiz; dos 16 aos 18 anos, as atividades laborais são permitidas, desde que não aconteçam das 22h às 5h e não sejam insalubres ou perigosas e não façam parte da lista das piores formas de trabalho e infantil.
Além da PRF, a blitz educativa contou com a participação de diversos órgãos que compõem o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI/RO), tais como a Secretaria de Assistência Social e Família do Município de Porto Velho (Semasf), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do Ministério do Trabalho e Emprego, e Ministério Público do Trabalho (MPT).
Durante as abordagens a veículos de passeio, foi distribuído material informativo e explicativo, com o intuito de apresentar o porquê de o trabalho infantil ser combatido, além dos impactos negativos gerados. A iniciativa buscou sensibilizar as pessoas para que denunciem essa prática.
O trabalho infantil deve ser denunciado e pode ser feito por canais como Disque 100, no site do MPT, no sistema Ipê de trabalho infantil do Ministério do Trabalho, perante Conselhos Tutelares, Promotorias e Varas da Infância e demais órgãos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, assim como, no 191, canal oficial da PRF, para denúncias nas rodovias federais.
PC faz operação contra corrupção na Prefeitura de Rolim de Moura
Os alvos incluíam a Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura de Rolim de Moura, empresários, agentes públicos municipais e assessores parlamentares
Polícia Militar reforça policiamento em Porto Velho e executa nova fase da Operação Máximus
Governo de Rondônia objetiva reforçar o policiamento ostensivo ordinário com pontos de bloqueio em locais estratégicos
PF intensifica fiscalização no aeroporto de Ji Paraná e prende foragido
Na ação foram utilizados cães farejadores de entorpecentes do Canil do Pelotão PATAMO do 2º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia que auxiliaram na fiscalização dos voos de chegada e de partida
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook