Deputado Lucio Mosquini garante mutirão de cirurgias de catarata na região de Jaru com 2,6 milhões

O recurso já está disponível para o Governo do Estado

Assessoria
Publicada em 20 de fevereiro de 2020 às 16:41
Deputado Lucio Mosquini garante mutirão de cirurgias de catarata na região de Jaru com 2,6 milhões

O Deputado Federal Lucio Mosquini assegurou a liberação de R$ 2.547.606,00 (dois milhões quinhentos e quarenta e sete mil, seiscentos e seis reais) para realização de um mutirão de cirurgias de cataratas.

Os municípios que serão contemplados são: Vale do Paraíso, Ouro Preto, Nova União, Mirante da Serra, Teixeirópolis, Urupá, Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari, Machadinho do Oeste e Jaru.

O recurso já está disponível para o Governo do Estado, o objetivo é atender a todos os pacientes que esperam por esse procedimento.

O lançamento do mutirão acontecerá na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, às 10hs, na cidade de Jaru. Os procedimentos cirúrgicos também serão feitos em Jaru.

As cirurgias serão realizadas por uma equipe de dez médicos cirurgiões oftalmologistas contratados pelo governo de Rondônia, o sistema será realizado em ritmo de mutirão.

Os atendimentos cirúrgicos serão realizados para os pacientes devidamente cadastrados de Jaru e municípios circunvizinhos.

Mosquini explicou que a estimativa é atender cerca de mil e quinhentas pessoas.

A prefeitura municipal de Jaru, na pessoa do prefeito João Gonçalves Jr., está alinhada com a SESAU, através do secretário de Saúde, Fernando Máximo, em uma ação conjunta.

A catarata é uma anormalidade que atinge os olhos, ou seja, uma opacidade do cristalino (lente natural do olho), deixando a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada dificultando tarefas como ler ou dirigir um carro e em muitos casos leva a cegueira completa.

O único tratamento curativo da catarata é o cirúrgico, e consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada lente intraocular.

Mosquini explicou que atualmente existem uma demanda muito grande de pessoas esperando na fila, aguardando pela oportunidade de fazer a cirurgia de catarata.

“Nessa região central do Estado, existem milhares de pessoas esperando por uma cirurgia dessa, e enquanto esperam, a visão vai acabando, diminuindo a capacidade de locomoção, gerando diversos problemas, inclusive familiar”, disse Mosquini.

“Nossa luta é para trazer saúde, melhorias e mais dignidade ao nosso povo de Rondônia”, finalizou o Deputado.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook