Diretoria Técnica Legislativa pretende dar celeridade no acesso à informação em Rondônia
Passando por uma reformulação, para valorizar a transparência com a sociedade, o site da Ditel contará com as atualizações de leis e acesso ao banco de dados das normativas das secretarias e setores da administração pública.
Os atos oficiais, propostas de leis, decretos e normativas do Governo de Rondônia são mediados pela Diretoria Técnica Legislativa (Ditel) com atribuição de ser o vínculo com a Assembleia Legislativa e demais instituições. A gestora pública de carreira da Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Ellen Reis Araújo Trindade, 30 anos, formada em Direito, assumiu a pasta com a missão de desenvolver ações que modernizem os procedimentos internos, de forma que o Poder Executivo e a sociedade sejam beneficiados com a celeridade no acesso à informação.
Ligada à Casa Civil, a Diretoria é formada por 20 profissionais técnicos, das áreas de direito, administração e outros. Todo conteúdo legislativo e atos oficiais passam pela Ditel, como um decreto que o governador deseja sancionar e publicar ou uma proposta de lei relativa a alguma secretaria ou órgão da administração indireta.
A rotina na Ditel é de extrema organização e preocupação com a celeridade dos processos. Com a responsabilidade de ajustar os processos à técnica legislativa, os profissionais da Diretoria realizam a revisão ortográfica e conferem a constitucionalidade do projeto de lei. Após a revisão, o processo é encaminhado à Procuradoria Geral do Estado (PGE), onde um procurador ligado à Ditel dá os pareceres sobre as legalidades dos atos normativos, retorna para a Ditel que faz manifestações necessárias e envia para o governador assinar para publicação. Contando com um assessor parlamentar em atividade direta na Assembleia, as reuniões ordinárias e extraordinárias são acompanhadas e a Ditel recebe atualizações sobre as votações dos projetos de lei e atos.
Dentre as propostas de trabalho para a nova gestão, está o planejamento estratégico, que identificou a identidade organizacional e estabeleceu os objetivos estratégicos da Diretoria, elaborado nos dias 20 e 21 de fevereiro por toda a equipe de técnicos, foi definida a Missão de resguardar e atender ao interesse público por meio da excelência na coordenação da produção e publicidade das normas, cumprindo fielmente as ordenações legais. Visão de ser referência nacional na aplicação de técnicas legislativas e publicidade de atos normativos do Poder Executivo, e Valores como ética, transparência, dedicação, compromisso, humildade e responsabilidade. “Trabalhamos o Poder Executivo, mas o nosso fim maior é servir ao público”, disse a diretora.
Passando por uma reformulação, para valorizar a transparência com a sociedade, o site da Ditel contará com as atualizações de leis e acesso ao banco de dados das normativas das secretarias e setores da administração pública. Para apresentar ou tornar conhecidos os atos normativos do Governo, a nova gestão pretende produzir conteúdo para as redes sociais, com acesso à informação para todos. “Os atos legislativos são de maior competência da Assembleia Legislativa, mas os atos propostos pelo governador, como os decretos autônomos, regulamentais, ou propostas de lei, é interessante que a sociedade tenha esse conhecimento”, explicou Ellen.
Outra proposta de trabalho que começou a ser desenvolvido na nova gestão é o mapeamento de processos, com o levantamento de todas as atividades realizadas pela Diretoria, verificando os erros e permitindo os ajustes necessários para melhorar o fluxo de atividades.
Prefeitura promove audições para seleção de cantores em Porto Velho
Primeira etapa do projeto acontece na Praça Céu, na zona Leste.
Prefeitura abre acesso pela Infraero, para comunidades isoladas pela cheia do Madeira
A medida faz parte do plano de contingência elaborado pela equipe técnica da coordenadoria de Proteção e Defesa Civil.
Prefeitura adquire equipamentos e materiais para o Conselho Tutelar de Jaci-Paraná
Equipamentos foram adquiridos com verba resultantes de ação civil pública.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook