Dispositivo da Constituição de Rondônia que equipara salário de servidor público a ministro do STF é inconstitucional
Relatora da ADI no STF, a ministra Rosa Weber votou para declarar inconstitucional este dispositivo. Seu voto foi seguido pelos demais ministros
Em julgamento encerrado na semana passada, o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional dispositivo da legislação de Rondônia que equipara salários de servidores públicos estaduais ao subsídio de ministros do STF ou o dos deputados estaduais aos federais.
A procuradoria Geral da República ingressou no Supremo com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra este dispositivo da Constituição rondoniense, que diz o seguinte:
"A remuneração dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da Administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos poderes do Estado, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos ministros do Supremo Tribunal Federal".
Relatora da ADI no STF, a ministra Rosa Weber votou para declarar inconstitucional este dispositivo. Seu voto foi seguido pelos demais ministros.
Segundo o Consultor Jurídico (Conjur), “a ministra classificou como ‘hibridismo normativo’ a legislação fixada pelo estado de Rondônia, em tudo incompatível com o sistema consagrado pela Constituição Federal".
As informações são do Conjur/ Leia a reportagem de Severino Goes, do Consultor Jurídico, clicando AQUI.
Deputado é contra vigilância eletrônica e defende postos de vigilância permanentemente nas escolas
Edital prevê postos físicos por 6 meses e deputado contesta
Quem financia Bolsonaro?
Ele é sustentado pela mesma elite infame que sempre sustentou todos os outros governos que lhe deu guarida
Presidente Alex Redano destaca apoio da Assembleia para que as ações do Governo cheguem aos municípios
Deputados estaduais aprovaram os projetos que permitiram os investimentos nos municípios
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook