Educação Física da UNIR faz abertura oficial do Projeto Esporte Base Saúde

Evento reuniu cerca de 900 pessoas no Cláudio Coutinho, em Porto Velho

Ascom/UNIR
Publicada em 24 de junho de 2023 às 13:34
Educação Física da UNIR faz abertura oficial do Projeto Esporte Base Saúde

Na noite de sábado (17) foi realizada no Ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, a abertura oficial do Projeto Esporte Base Saúde, uma iniciativa do Grupo de Estudo em Desenvolvimento Motor, vinculado ao Departamento Acadêmico de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O projeto tem apoio da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepema/TJRO), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Governo de Rondônia, por meio da Sejucel.

IMG_0558

Segundo os organizadores, a abertura contou com a participação de cerca de 900 pessoas, entre atletas participantes do projeto, coordenadores e público em geral que prestigiou o evento. Só de atletas matriculados, atendidos pelo projeto, que entraram na quadra para o desfile de abertura foram 370 alunos, e os professores calcularam mais cerca de 500 a 600 pessoas na arquibancada.

O Projeto Esporte Base Saúde busca organizar e oferecer atividades físicas gratuitas à população de Porto Velho, especialmente crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, mas também adultos e idosos. A intenção é promover a iniciação esportiva das pessoas envolvidas e, consequentemente, melhorar a saúde dos participantes. “A expectativa é oportunizar o esporte para todos, desde os menos habilidosos até os mais habilidosos, com a finalidade de minimizar os efeitos das horas de tela (celular, tablet, televisão computador etc.), que, em excesso, têm prejudicado crianças, jovens e adultos”, afirma coordenador geral do projeto, professor Godoi Filho (DEF/UNIR).

IMG_0527

As atividades do projeto começaram há cerca de dois meses, em Porto Velho, e ainda há vagas em todas as modalidades ofertadas nos polos do projeto nas regiões do Centro, zona Norte, zona Leste e zona Sul. Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos podem participar dos esportes de quadra, além de judô, jiu-jitsu, taekwondo e karatê, todos organizados de acordo com a faixa etária dos inscritos. Já para adolescentes e adultos tem artes marciais e peteca.

Segundo Godoi, a experiência de implementar políticas públicas de incentivo ao esporte tem sido desafiadora porque trata-se de “um estado que pouco tem incentivado a prática esportiva para a população e geral e onde, tradicionalmente, o que se tem de incentivo é ao esporte de competição, tentando imitar os moldes do esporte de alto rendimento”.

Modalidades, polos e inscrições

Os interessados em participar do projeto podem se inscrever por meio do formulário eletrônico disponível neste linlk (clique aqui para acessar) e os menores de 18 anos deverão levar também, já na primeira aula, uma via impressa do termo de autorização devidamente assinada pelo responsável.

No Centro da cidade, no polo do Ginásio Cláudio Coutinho, são ofertadas as seguintes modalidades: basquete, vôlei, futsal, handbol, judô, jiu-jítsu, taekwondo, karatê e muay thai, conforme faixa etária e quadro de horários abaixo.

A Zona Sul tem dois polos: a Escola Estadual Getúlio Vargas, com quatro modalidades de quadra para crianças, às terças e quintas, das 8h às 16h30; e a escola Padre Mário Castagna, com peteca para adultos às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 16h às 19h.

Na zona Norte, há futsal para crianças de 8 a 12 anos na escola municipal Pedro Batalha, sempre às sextas-feiras. Pela manhã, os horários são os seguintes: das 8h às 9h para crianças de 8 a 9 anos; das 9h às 10h para crianças de 10 a 11 anos; e das 10h às 11h para crianças de 11 a 12 anos. Já no período da tarde é assim: das 14h às 15h para crianças de 8 a 9 anos; das 15h às 16h para crianças de 10 a 11 anos; e das 16h às 17h para crianças de 11 a 12 anos de idade.

E na zona Leste, por enquanto, está sendo ofertado futebol de campo no Tênis Clube, às terças e quintas, no período da tarde: das 15h30 às 16h30 para crianças de 9 a 12 anos; e das 16h30 às 17h30 para adolescentes de 13 a 16 anos. “Abriremos mais dois polos, um na Zona Sul e outro na Leste, mas ainda estamos buscando os locais”, adianta Godoi.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook