Em 1981 o Estado construído a muitas mãos (III)
(Alguns) personagens da (anti) História de Rondônia
HISTÓRIAS DO LÚCIO
O Ciro, o padre Izoardi e a missa
Bodas de Prata do jornalista Ciro e da professora Penha - Pinheiro, missa na igreja de São Francisco de Assis ali na Pinheiro Machado com a Campos Sales, templo lotafp por amigos do casal.
O celebrante era o padre João Carlos Izoardi, educador de muitas gerações e conhecedor, além de muito respeitado, da sociedade portovelhense, o ato religioso chega a homilia e o padre começa a falar sobre o casal, detendo-se mais na figura do Ciro.
Lembra sua trajetória, cita ter sido o Ciro responsável pelo concurso estudantil que indicava, na Semana da Criança, o governador, e o prefeito, mirim, destaca ao comportamento social e profissional dele e começa a rememorar alguns pontos do Ciro em mais de 20 anos (àquela altura), de residência dele em Porto Velhp.
Lá pela metade da igreja estamos eu e Fátima e, ao lado, o advogado Amadeu Machado. De repente o Amadeu bate em meu braço e, em voz baixa, diz:
"Tomara que ele não fale da Vila Jorgina" (*).
(*) Vila Jorgina era um prédio de apartamentos alugados apenas a solteiros e, de lá, há muitas histórias e estórias para contar.
DATAS DE RONDÔNIA ( 27 a 29 de dezembro)
Dia 27 – 1914 – Nasce em Humaitá (AM) o historiador, professor e jornalista Esron Penha de Menezes
Dia 27 – 1995 – Criados os municípios de Chupinguaia, São Francisco do Guaporé, Pimenteiras do Oeste e Buritis (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO)
Dia 28 – 1960 – Depois de 60 dias de viagem, chega a Porto Velho a Caravana Ford, primeiros veículos que vieram por estrada desde São Paulo, sob comando do mecânico Eduardo Lima e Silva, Seu Dudu (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz)
Dia 29 – 1981 – O coronel Jorge Teixeira de Oliveira toma posse, perante o presidente João Figueiredo e vários ministros, como primeiro governador do Estado de Rondônia (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 29 – Em 2008 – Criado o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Ji-Paraná (Jornal Folha de Rondônia).
Historiador, professor e jornalista Esron Penha de Menezes
MPF denuncia ex-deputado federal e outros 10 envolvidos em fraudes com recursos do Ministério do Turismo
Prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 6,7 milhões, em valores atualizados.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook