Ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) é absolvido nas acusações da Endemia e Vórtice
A ENDEMIA, visava reprimir supostos delitos praticados no âmbito da Secretaria de Projetos Especiais (SEMPRE) nas obras nos Igarapés de Porto Velho
O ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Eduardo Sobrinho (PT) foi absolvido pela justiça em Rondônia nas denúncias promovidas pelas operações Vórtice e Endemia, movidas pelos Ministérios Público Estadual e Federal, respectivamente, deflagradas no mesmo dia em dezembro de 2012.
A Vórtice tinha objetivo de desarticular suposta organização criminosa que agia no Prefeitura de Porto Velho ao promover fraudes em licitações municipais milionárias nos contratos de aluguel de máquinas e estimando que os valores das licitações sob investigação giravam em torno de R$ 100 milhões.
A ENDEMIA, visava reprimir supostos delitos praticados no âmbito da Secretaria de Projetos Especiais (SEMPRE) nas obras nos Igarapés de Porto Velho.
As operações foram feitas em conjunto com MP/RO, MPF, TCE/RO e da CGU em Rondônia.
No caso da Endemia, o Ministério Público Federal pediu o encerramento do processo contra Roberto Sobrinho, arguindo que, “não há que se falar em caracterização de Improbidade na presente demanda. O robusto acervo probatório demonstra que os requeridos não causaram dano ao erário, ante a inexistência de fraude na execução da obra dos igarapés. Também não houve enriquecimento ilícito, tampouco ofensa aos princípios da Administração Pública. As falhas eventuais detectadas no projeto e na execução, foram ocorrências comuns e previsíveis a esse tipo de empreendimento de grande porte.”
Já em relação às denúncias da Vórtice, onde Roberto era acusado de formação de quadrilha, fraudes licitatórias, falsidade ideológia, peculato, corrupção passiva e ativa, além de lavagem de dinheiro no aluguel de máquinas para a prefeitura, a justiça absolveu Roberto Sobrinho e Rosemeire Bastos “de todas as imputações contra eles irrogadas.
Covid-19: Rondônia com 34.873 casos e 801 mortes; Porto Velho tem 20.122 infectados
Hoje (24) foram registrados 17 óbitos por Covid-19 em Rondônia, 10 só em Porto Velho
Campanha Covid Zero Aponiã atende cerca de 400 pacientes em mutirão
Outros bairros com maior incidência da doença serão contemplados em breve com ações nos mesmos moldes e estrutura
Funcultural realiza live “Arte pela Vida”
Nesta sexta-feira serão duas atrações: Encantadora Princesa do Som e Rafael Aldaunate, com Studio de dança e convidados
Comentários
Só de olhar pra cara do cidadão, da ranso!
Roberto Sobrinho Lula da Silva
Irmandade de verdade só quando faz justiça
Irmandade poderosa...
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook