Funcultural confirma que Porto Velho terá carnaval de rua

Prefeitura apenas não repassará recursos para as escolas de samba.

Comdecom
Publicada em 08 de janeiro de 2019 às 11:11
Funcultural confirma que Porto Velho terá carnaval de rua

O carnaval de rua, em Porto Velho, não foi cancelado. “Os blocos sairão normalmente”, informou o presidente da Fundação de Cultura (Funcultural), Ocampo Fernandes. São em torno de 16 blocos na capital.

“Eles comercializam abadás e, com o dinheiro arrecadado, bancam os custos, como sempre ocorreu”, afirmou Ocampo. O presidente esclareceu que o prefeito Hildon Chaves cancelou apenas o repasse de recursos que seria feito às escolas de samba.

Na tarde desta última segunda-feira (7/1), representantes de seis blocos de rua participaram de reunião na Funcultural, para prestar apoio a Ocampo Fernandes em relação à decisão adotada pelo prefeito Hildon Chaves, de não liberar recursos para as agremiações carnavalescas.

Comerciantes - MP

Na reunião, foram discutidas ainda questões referentes às reclamações feitas ao Ministério Público do Estado (MP), por parte dos comerciantes e moradores dos corredores onde desfilam os blocos do Areal, do Mocambo, da Pinheiro Machado e da zona Sul. Eles (comerciantes) querem que a festa encerre mais cedo, por volta das 3h da manhã. Alguns blocos chegam a amanhecer o dia. O MP está ouvindo empresários e representantes dos blocos para chegar a um acordo.

Os comerciantes da Zona Sul, em especial, fizeram um abaixo-assinado ao MP para que as ruas daquela região não sejam fechadas para os ensaios dos blocos Jatuarana Sul, Furacão e Leva Eu. “Deixando claro que os comerciantes não são contra a realização do carnaval, eles apenas não concordam com o fechamento da avenida para o pré-carnaval”, acentuou o presidente da Funcultural.

Alternativa

Para solucionar a questão dos ensaios (pré-carnaval), a Funcultural deu duas opções de espaço: o Parque dos Tanques e o Mercado Cultural. A maioria optou pelo Mercado Cultural, que já tem estrutura, é no centro da cidade e a área é cercada por grades. “Esta foi a melhor decisão adotada por eles”, declarou o presidente.

Além da administração da Funcultural, participaram da reunião os blocos Areal Folia, Até que a Noite Vire Dia, Vai e Volta, Banda do Vai Quem Quer, Murupi e Jatuarana Sul.

Comentários

  • 1
    image
    j paulo 08/01/2019

    Recebi uma informação que no tal abaixo assinado dos "interessados" até mesmos os brincantes das escolas tão se recusando assinar, caso contrario ja teriam mais de mil assinaturas. Então o prefeito tem que consultar é o povo e não os interessados no dinheiro publico. Todo mundo que pergunto apoia a decisão do prefeito.

  • 2
    image
    j paulo 08/01/2019

    Tem uma turminha acostumada a mamar que ficam choromingando. O prefeito acabou com a mamata, porque não vendem churrasquinho durante o ano para fazer o carnaval. Mas acho que o poder publico deveria dar ao menos a estrutura (passarela e arquibancadas). Pegam grana mas os brincantes dizem que desfilam c fantasias de tnt antigas. Quem quizer uma fantasia especial de destaque que compre. A grana que recebiam para ferragem de carros alegoricos deve ir pro bolso de alguem pq as estrulturas com eixo e rodas sao as mesmas a decadas, que sao usadas pelo pessoal das festas juninas tb. Essa turma nem ao menos prestam contas dos recursos recebidos. Tradição é a sopa do mixaria. A funcultural foi um antro de desvio de verbas publicas com eventos fantasiosos, e isso a adminstração do hidon acabou, tem vereador chorando tb com o fim da mamata. Tem até baixo assinado correndo para tirar o atual presidente que leva a coisa a sério e não admite bandalheira com dinheiro publico, tanto que faz os mesmos eventos e muito mais sem aquela dinheirama toda que tinha antes. Olha o orçamento da funcultural e compara com os tempos da lambança. A maior parte da grana era pra pagar o pessoal da propria escola (cache de compositor, puxador, bateria, mestre sala, porta bandeira, e etc. ou seja, sente que diz vestir a camisa escola, porque as fantasias e estrutura das alegorias são sempre as mesmas.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook