Fux fala de gestão da Justiça na proteção dos direitos humanos na América Latina
O evento, realizado em Nova Iorque, será transmitido pelo Zoom, às 12h
Nesta sexta-feira (10/12), dia em que internacionalmente se celebra o Dia dos Direitos Humanos, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) promove um debate para ouvir e possibilitar o compartilhamento de ações que vem sendo feitas em países da América Latina e Caribe para melhorar o acesso à Justiça e avançar na consolidação dos direitos humanos. O evento, realizado em Nova Iorque, será transmitido pelo Zoom, às 12h.
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, vai falar sobre a ampliação das capacidades técnicas e humanas do Judiciário para o aprimoramento da eficiência dos serviços judiciais e os mecanismos institucionais de aproximação da Justiça com o cidadão, em particular, durante o período de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Outras lideranças latino-americanas e caribenhas também estarão presentes para discutir as formas de defesa das garantias democráticas e dos direitos fundamentais, assim como a necessidade de renovação, resiliência e transformações tecnológicas necessárias para essas conquistas. Após o evento, o ministro se reúne com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Manuel de Oliveira Guterres.
Agenda
O ministro assinou, na terça-feira (7), em Washington, acordo de cooperação técnica com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão principal e autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA), consolidando a política de proteção aos direitos humanos que vem sendo a marca de sua gestão à frente do CNJ.
Nesta quinta-feira (9), Fux se reuniu com o diretor-geral do Pnud, Achim Steiner, quando apresentou os programas Justiça 4.0, que promove o acesso à Justiça, por meio de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e inteligência artificial, e o Fazendo Justiça, que busca superar os desafios históricos do sistema carcerário no Brasil.
Serviço:
Aproximar os serviços da Justiça das pessoas é garantir os direitos humanos
Quando: sexta-feira (10/12), às 12h (horário de Brasília)
Onde: https://undp.zoom.us/webinar/register/WN_2fmF51EaReOi4g9QSFhw-Q
Assistência a pessoas vítimas de crime é o tema do Link CNJ desta semana
Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) inaugurou, em outubro, o Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais
CIDH e CNJ firmam acordo inédito que amplia proteção aos direitos humanos no Brasil
O acordo foi realizado na semana em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro
Foninj lança campanha, protocolos para a infância e prêmio em reunião anual
O manual traz diretrizes para a tomada do depoimento especial de criança ou adolescente em comunidades tradicionais, como o local apropriado, seguro e acolhedor, que garanta a privacidade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook