Gin tônica: conheça a história desse drink único

Um dos drinks favoritos da rainha da Inglaterra, a gin tônica data do século XIII

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 24 de fevereiro de 2022 às 19:02
Gin tônica: conheça a história desse drink único

A gin tônica tem se popularizado tanto nos últimos anos a ponto de se tornar uma tendência e voltar a estrelar cardápios de bares e de restaurantes e ser um favorito dos autodidatas que amam aprender a preparar drinks.

Porém, mesmo com a popularidade recém-conquistada, a história desse drink delicioso e gaseificado é pouco conhecida pelo público. Resgatado dos séculos anteriores, quando era usada como remédio contra o escorbuto, a gin tônica é uma das bebidas mais interessantes quando falamos em história.

Neste artigo, você vai saber mais sobre as origens da bebida e como ela se tornou  favorita do público. Saiba tudo sobre a gin tônica agora!

Origens

Pode parecer chocante, mas houve uma época em que era mais comum beber bebidas alcoólicas do que água. Na Holanda do século XIII, por exemplo, o gin era usado na mistura com ervas e zimbro, uma planta medicinal que auxilia na digestão e é anti-inflamatória, servindo como remédio: doenças renais, cálculos e até mesmo gota eram tratados com a bebida.

Não demorou até que os ingleses descobrissem a bebida e ela passasse a ser uma das favoritas do povo: além de ser produzida em larga escala, ela também era uma bebida barata, o que facilitava a compra e o consumo.

Apesar de ter um sabor doce na época, sua história com a Inglaterra não foi exatamente doce: o gin foi taxado e chegou a ser proibido no país. Mas isso não durou muito tempo, já que o exército britânico passou a utilizar a bebida em seu dia a dia.

Os britânicos e a gin tônica 

O fator medicinal do gin foi trazido à tona novamente quando o exército britânico invadiu a Índia. Para evitar o escorbuto, doença comum na época, os soldados usavam água tônica como remédio: dizia-se que, apesar de amarga, a mistura de água gaseificada e quinino ajudava a prevenir a doença.

O amargor do remédio, porém, era incômodo. Para resolver esse problema, as tropas passaram a misturar gin, limão e açúcar à água, dando origem à gin tônica.

A tradição da Inglaterra com a bebida dura até os dias atuais: é uma das bebidas favoritas da rainha Elizabeth II, que costumava tomá-la após o almoço.

A lei seca americana e a despopularização do drink

Instituída em 1920, a lei seca americana mudou a relação que os estadunidenses tinham com álcool e favoreceu uma série de produções clandestinas de bebidas e, consequentemente, festas clandestinas. 

Essas festas, em Nova York e Chicago, contavam com a gin tônica feita em banheiras, servida em copos compridos e taças em meio a figuras históricas, como Al Capone.

Porém, com o passar do tempo, a bebida se despopularizou. Drinks feitos com vodca, decorados das mais diversas maneiras e o famoso cosmopolitan, popularizado pela TV norte-americana na série Sex and the City, se tornaram febre nos bares pelo mundo. A gin tônica foi esquecida até o seu revival recente.

O revival da G&T

Também conhecida como G&T, é difícil não encontrar a gin tônica nos cardápios de bares, hotéis e restaurantes, sejam eles sofisticados ou não.

É difícil saber como esse revival aconteceu, já que todos os especialistas em bebida concordam que não há uma razão específica: pode ser devido à sua refrescância, à sua praticidade ou uma simples volta de tendência. Porém, é fato que a gin tônica se tornou uma favorita dos amantes de drinks.

O revival também deu origem a várias versões da bebida: com diferentes frutas, modos de preparo e maneiras de servir, a gin tônica deixou de ser uma simples mistura de água tônica com gin e limão, para apresentar novas opções de sabores para quem procura um drink.

Seja na sua forma tradicional ou em novas versões, a gin tônica é uma bebida que conquista o coração de pessoas há gerações e deve continuar assim por muito tempo.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook