Governo de Rondônia vai sediar 1ª edição da Mostra Indígena de Arte e Cultura
Serão atendidas 20 escolas indígenas com vagas para 80 alunos/artistas e 20 professores e 13 representantes das CREs Indígenas
Mostra Indígena faz parte das ações desenvolvidas dentro do Festival Estudantil Rondoniense de Artes – FERA
O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realizará na terça-feira (18), a 1ª edição da Mostra Indígena de Arte e Cultura – Maloca 2023. O evento é executado pela Diretoria Geral de Educação – DGE e Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar, por intermédio da Gerência Arte e Cultura Escolar – Gace, Gerência de Educação Escolar Indígena – GEEI e das Coordenadorias Regionais de Educação – CREs Indígena, além da parceria com a Fundação Cultural do Estado de Rondônia – Funcer e Secretária Estadual de Turismo – Setur.
A Mostra Indígena faz parte das ações desenvolvidas dentro do Festival Estudantil Rondoniense de Artes – FERA. Serão atendidas 20 escolas indígenas, com vagas para 80 alunos/artistas, 20 professores e 13 representantes das Coordenadorias Regionais de Educação – CREs Indígenas. A mostra vai iniciar a partir das 14h, do dia 18, na sede do Memorial Rondon, localizada na Estrada do Santo Antônio, n° 4863.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, o objetivo é difundir as artes no contexto escolar, proporcionando o intercâmbio entre alunos/artistas indígenas da Rede Estadual de Educação, nas diversas linguagens artísticas. “Queremos incentivar a produção artística indígena de grande porte, contribuindo para experiências dos estudantes como performers, em um contexto mais amplo do que a produção feita em sala de aula ou outro ambiente apropriado”, destacou.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha acrescentou sobre a relevância de a Seduc oportunizar uma mostra indígena de arte e cultura. “Promover intercâmbio escolar das diferentes produções artísticas, realizadas nas escolas indígenas, vai possibilitar a troca de saberes entre pesquisadores, arte-educadores e estudantes indígenas. Este evento é a oportunidade que o Estado, por intermédio da Seduc, quer estabelecer e consolidar para realização de debates, formação artística e trocas de opiniões, reconhecimento de atividades artísticas que acontecem e contribuem para a formação integral dos estudantes indígenas”, apontou.
Ainda de acordo com a secretária, a categoria para atendimento individual ou grupo, se dará a partir dos 12 anos, para todos os segmentos: música, dança, cinema, fotografia, pintura/desenho, performance livre. “Todas as categorias terão temas livres, porém, preferencialmente com foco na arte tradicional de sua etnia”, explicou Ana Pacini.
PROGRAMAÇÃO
Maloca – Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena
Local: Memorial Rondon
1º DIA – 18/4/2023 (terça-feira)
Período: tarde, das 14h às 18h – Cerimônia de abertura no Memorial Rondon (fala das autoridades, professores indígenas e alunos);
Local: Teatro Guaporé
2º DIA – 19/4/2023 (quarta-feira)
Período: tarde, às 14h – Apresentações artísticas, aberto à comunidade.
Rondônia terá o primeiro parque turístico na região do Vale do Guaporé
Parque do Buriti, esse é o nome do maior projeto de construção de infraestrutura turística, na cidade de Seringueiras
Pesagem do Bolsa Família é prorrogada para o fim do mês de abril
Acompanhamento obrigatório deve ser feito no Núcleo de Apoio
Prefeitura avança com obras de quadras no Cedel
Rede de drenagem da primeira quadra foi concluída
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook