Guajará-Mirim e Nova Mamoré recebem Educação Ambiental Itinerante da Sedam
Durante a reunião, os técnicos responderam a questionamentos dos produtores e foram entregues materiais gráficos educativos, reforçando os cuidados com o meio ambiente
O encontro contou com a participação de produtores rurais do município e alunos de cursos profissionalizantes do Senar
O plano de ação Educação Ambiental Itinerante é uma proposta do Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, que leva esclarecimentos importantes quanto à preservação ambiental, queimadas ilegais e descarte de resíduos sólidos à população. Com este objetivo, técnicos da Sedam reuniram-se com membros da Associação dos Produtores Rurais de Nova Mamoré, no sábado (15).
O encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores e contou com a presença de técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental – Ceam e do Escritório Regional de Gestão Ambiental – Erga Guajará-Mirim, e participação de produtores rurais do município, além de alunos de cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.
Os técnicos da Sedam apresentaram orientações sobre os cuidados com as Unidades de Conservação, problemas causados pelas queimadas, a necessidade de se evitar incêndios e importância de buscar informações junto ao Erga local, sempre que forem realizadas atividades ligadas ao meio ambiente. Durante a reunião responderam a questionamentos dos produtores e foram entregues materiais gráficos educativos, reforçando os cuidados com o meio ambiente.
Para o gerente de Desenvolvimento das Políticas Públicas na Educação Ambiental, Leandro Almeida, as ações desenvolvidas com a população desempenham um papel fundamental na conscientização sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. “A conscientização é importante neste momento em que a região passa pela chamada zona de transição, período de estiagem e calor intenso, o que facilita a propagação de queimadas trazendo consequências para toda a população”, salientou.
Durante o pit stop foram distribuídos materiais gráficos educativos
A coordenadora da Ceam, Deigna Laís Oliviak destacou que, as atividades realizadas no município têm o objetivo de convocar a população para que seja parceira da Sedam na conscientização. Afirmou ainda que, ações semelhantes estão sendo realizadas em diversas regiões do Estado e que espera o engajamento das comunidades para disseminar a necessidade de prevenção às queimadas e cuidados com o meio ambiente.
“Durante a reunião com os produtores rurais, tivemos mais uma oportunidade de pontuar à população sobre a importância dos cuidados para que as queimadas sejam evitadas, destacar que a educação ambiental precisa ser inserida nas escolas, associações e em diálogo com a população em geral. Aqui em Nova Mamoré, também tivemos a oportunidade de conversar com os feirantes e consumidores, além de desenvolver uma ação de conscientização, por meio da rádio local e responder perguntas dos ouvintes”, concluiu.
GUAJARÁ-MIRIM
A equipe da Ceam também visitou o município de Guajará-Mirim, e foram levadas orientações sobre a preservação do meio ambiente para os moradores, na sexta-feira (14). A importância dos cuidados para que as queimadas sejam evitadas e a necessidade da educação ambiental foi destaque durante o pit stop, com distribuição de material gráfico educativo à sociedade, por intermédio da Educação Ambiental Itinerante, além de entrevista à uma emissora de rádio.
Construção das lagoas de tratamento de esgoto avança no município
Cerca de 87% da população jiparanaense será contemplada com esgotamento sanitário
Presidente da OABRO participa da abertura da inspeção do CNJ no Tribunal de Justiça de Rondônia
Para o presidente Márcio Nogueira, as inspeções têm a função de buscar uma por uma justiça cada vez mais eficiente e acessível a todos, e a advocacia é peça fundamental desse processo
Parecer da AGU facilita oferta de mestrados profissionais em instituições federais de ensino
Entendimento autoriza entidades formarem turmas fechadas com financiamento oriundo de entidades públicas ou privadas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook