Hildon Chaves prestigia lançamento do Programa Cidade Empreendedora e Inovadora
Porto Velho foi o primeiro município a aderir ao programa, que oferece mecanismos para a recuperação econômica na fase pós-pandemia
Lançamento do programa Cidade Empreendedora
A reativação e o fortalecimento da economia no cenário pós-pandemia são a proposta do Programa Cidade Empreendedora e Inovadora, lançado em Porto Velho, nesta sexta-feira (14), no Teatro Banzeiros, com transmissão ao vivo pela internet. O prefeito Hildon Chaves participou do evento.
O programa foi idealizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae) e Porto Velho foi a primeira capital a aderir à iniciativa no âmbito estadual.
De acordo com o prefeito, a proposta é de interesse do Estado e propõe o fomento da geração de emprego e renda a partir do desenvolvimento econômico. “Porto Velho tem a obrigação de iniciar o processo. Os 52 municípios do estado estão participando. É um marco importante para o progresso das cidades rondonienses”, declarou.
O prefeito destacou que este é um momento muito difícil e triste para o país. Quando um pequeno empreendimento fecha é muito difícil voltar ao cenário de negócios”, exemplificou Hildon Chaves ao incentivar o uso correto de recursos através de propostas com suporte do Sebrae/RO, principalmente com a capacitação do acesso ao crédito e bom uso dos valores financeiros.
Hildon Chaves falou da importância do uso correto de recursos
A Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH) é a responsável direta pela execução das propostas oriundas do Cidade Empreendedora e Inovadora. “Há uma busca para ampliar a oferta de soluções para os municípios com vistas à melhoria da gestão”, explicou o presidente da ADPVH, Marcelo Thomé, ao reiterar que haverá diversos ganhos, entre eles, a melhoria da eficiência da gestão do poder público municipal.
O anfitrião do evento, Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae/RO, agradeceu pela participação de cada gestor municipal e por ouvirem a proposta de adesão ao programa. “Fomos a cada um, pessoalmente ou fazendo uso das tecnologias, para dialogar e construir o entendimento das propostas com um trabalho coletivo”, disse.
Daniel Pereira destaca que Rondônia é o único estado brasileiro que atingiu 100% de adesão por parte das prefeituras. “Não tenho a melhor dúvida de que será de grande sucesso ao gerar progresso, seja no maior município (Porto Velho) ou menor (Pimenteiras do Oeste)”, completou.
PILARES
Daniel Pereira destacou a adesão dos municípios ao programa
O Programa é composto por 10 pilares que são: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito, Inovação e Sustentabilidade. Cada um apresenta um conjunto de ações como modelo de iniciativas reais de sucesso pelo país afora.
REGISTROS
Participaram do evento Hélio Dias (presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae), Samuel Almeida (diretor técnico), Clébio de Mattos (diretor administrativo financeiro), além do conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-RO), Benedito Alves.
Remotamente, a cerimônia contou com a participação do presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom) e prefeito de Urupá, Célio Lang, além de prefeitos e autoridades das cidades que integram o Programa e representantes de instituições bancárias e parceiros.
Texto: Etiene Gonçalves
Fotos: Leandro Morais
Unidade de saúde da família abre sábado para atender moradores da zona Sul
Unidade vai atender das 8h às 13h com vacinas, exames preventivos e consultas em áreas específicas
Sintero firma parceira com a faculdade Fimca e convida todos trabalhadores e trabalhadoras em educação para que participem de atendimento terapêutico online
O objetivo da ação é criar um espaço de compartilhamento de experiências e vivências através do diálogo, a fim de minimizar os impactos psicológicos e promover melhoria na qualidade de vida das pessoas em situação de estresse elevado
MPF vai acompanhar implantação de crédito habitação pelo Incra em 16 assentamentos de Rondônia
Após atuação do MPF, Incra conseguiu incluir assentamentos para receber crédito habitação rural, com previsão de 800 unidades em 2021
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook