Horário eleitoral gratuito começou; confira regras
O horário eleitoral gratuito teve início na última sexta, dia 30 de agosto, e é reservado nas emissoras de rádio e de televisão referente ao 1º turno das Eleições Municipais de 2024. Ele segue até dia 3 de outubro
O horário eleitoral gratuito teve início na última sexta, dia 30 de agosto, e segue até dia 3 de outubro. Ao longo desse período, os candidatos e candidatas que disputam os cargos de prefeito e vereador devem utilizar o espaço de propaganda nas TVs e rádios para informar aos eleitores propostas para os municípios. Por isso, é necessário seguir algumas regras
A Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019, que trata da propaganda eleitoral, é que estabelece as regras de veiculação nas emissoras de rádio, inclusive nas comunitárias, e de televisão, bem como nos canais de TV por assinatura sob a responsabilidade do Congresso, das assembleias legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou das câmaras municipais.
Confira as principais regras
Pela resolução, no horário reservado para a propaganda eleitoral não é permitida a utilização comercial ou propaganda realizada com a intenção de promover marca ou produto.
Segundo a resolução do TSE, a transmissão deve ocorrer de segunda a sábado das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 no rádio e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 na TV.
As emissoras devem reservar 70 minutos diários para o horário eleitoral gratuito, cujas inserções variam de 30 a 60 segundos, de acordo com critério do respectivo partido, federação ou coligação.
A veiculação das inserções deverá observar critérios de proporcionalidade de tempo, sendo 60% para o cargo de prefeito e 40% para cargo de vereador.
De acordo com a Lei das Eleições, o horário eleitoral gratuito tem essa denominação por não trazer ônus aos partidos políticos, às coligações, às candidatas e aos candidatos.
https://brasil61.com/n/eleicoes-2024-horario-eleitoral-gratuito-comecou-confira-regras-bras2412554
Vereador Everaldo Fogaça cobra asfaltamento urgente para Rua Maué no bairro Socialista
O pedido veio em resposta às reivindicações dos moradores, que têm enfrentado dificuldades devido à falta de pavimentação na via
TSE fará migração do e-Título para ambiente de alta capacidade
Procedimento começará às 10h de domingo (1º), com previsão de término às 20h. Medida visa promover atendimento ainda mais eficiente aos usuários
Vai atuar como mesário? Hoje (30) é o último dia para pedir para votar na seção em que irá trabalhar
Possibilidade também é estendida a outros colaboradores que atuarão nos dois turnos das Eleições 2024
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook