Inscrições para o Enem 2022 pode ser paga com PIX e cartão de crédito pela primeira vez

A Taxa é de R$ 85 e as inscrições vão até o dia 21 deste mês

Assessoria
Publicada em 09 de maio de 2022 às 11:19
Inscrições para o Enem 2022 pode ser paga com PIX e cartão de crédito pela primeira vez

Falta um dia para iniciar o período de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, versões impressa e digital. Os participantes do exame devem se inscrever no período de 10 a 21 de maio, pela Página do Participante.

A princípio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lembrou que os participantes isentos nesta edição, incluindo também os ausentes no Enem 2021 que tiveram aprovada a justificativa de ausência, também devem efetuar a inscrição.

Melhores dicas para ser aprovado no Enem:

- Monte seu cronograma de estudos antecipadamente.

- Busque treinar para o Enem acessando as provas anteriores.

- Leia muito e saiba interpretar textos.

- Faça os simulados.

- Pratique redações.

- Verifique as matérias que caíram em cada prova.

- Descanse muito na véspera da prova.

- Busque administrar seu tempo de resposta.

O Enem fará aplicação em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os municípios de aplicação das duas versões, impressa e digital, sendo assim podem ser consultados na página do Enem no portal do Inep. A relação ficará disponível na Página do Participante.

No ato da inscrição, os participantes precisam informar o número do CPF e a data de nascimento. Os dados precisam ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não tornar impossível a correspondência entre as informações. O Inep não aceita inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal.

Atendimento – Os participantes que precisam de atendimento especializado devem realizar a solicitação no momento da inscrição e anexar a documentação que comprove a necessidade no atendimento.

Estará oferecido recurso para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Documentação – O solicitante precisa anexar, na Página do Participante, a documentação que comprove a necessidade de acessibilidade, com nome completo do interessado; diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Entretanto, o participante da prova do Enem que solicitou um tempo adicional precisará justificar, no laudo médico, na forma expressa, o motivo da solicitação de acessibilidade. No caso de lactante, a certidão de nascimento da criança, com idade inferior ou igual a um ano, deverá ser anexada na Página do solicitante.

Nome social – Os participantes que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente pela sua identidade de gênero e que já têm o respectivo nome cadastrado na Receita Federal serão identificados pelo nome social no momento da inscrição. Porém, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Aplicação – As duas versões do Enem 2022 (impressa e digital) serão as mesmas provas, com itens e tema da redação iguais.

As provas serão aplicadas nas mesmas datas: 13 e 20 de novembro.

Quem pode trabalhar no Enem?

Com tamanha necessidade de emprego, surge a dúvida: quem pode trabalhar no Enem? Os certificadores/colaboradores são postos preenchidos por servidores públicos federais, estudantes de graduação e pós-graduação de universidades públicas e colaboradores do consórcio que aplica as provas do Enem.

Os requisitos são:

- Ter formação mínima em ensino médio;

- Não estar inscrito como participante do Enem;

- Não ter cônjuges/companheiros ou parentes – em linha reta, colateral ou por afinidade de até terceiro grau – inscritos no Enem;

- Não ter vínculo com as atividades do processo logístico de elaboração, impressão, distribuição e aplicação ou de observação da aplicação do Enem e nem com o processo de correção da redação.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook