Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia tem como foco a proteção do consumidor

O Instituto atua com cerca de 60 profissionais, entre metrologistas e auxiliares.

Gaia Bentes/Fotos: Jeferson Mota
Publicada em 14 de março de 2019 às 17:06
Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia tem como foco a proteção do consumidor

Convênio com distribuidora de energia viabiliza arrecadação por ICMS

Com propostas que buscam melhorias no ambiente de trabalho, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) acredita no desenvolvimento autossustentável, resultado dos valores arrecadados nos últimos dois anos com a realização da política metrológica e avaliação da conformidade de produtos e serviços.

Com foco na proteção do consumidor, o órgão conveniado ao Inmetro executa serviços essenciais na proteção ao cidadão do Estado de Rondônia, com a verificação e fiscalização de etilômetro (utilizado para o bafômetro), balanças (utilizadas em comércios), bomba medidora de combustíveis, esfigmomanômetro (medidor de pressão arterial), taxímetro, medidor de velocidade de veículos, análises de peso, conferência de tecidos, metragem, bem como conferência do selo do Inmetro em produtos diversos, como brinquedos.

O Instituto atua com cerca de 60 profissionais, entre metrologistas e auxiliares. Com sede localizada em Porto Velho e uma base em Ji-Paraná, a fiscalização também acontece por meio de terceirizadas, localizadas no interior do Estado, para verificação dos volumes dos veículos de grande porte, como caminhões de combustível.

Com um cronograma anual de fiscalização, o Instituto atua com abrangência em períodos festivos, como o carnaval e a páscoa. Na atuação das equipes de fiscalização nos comércios e empresas distintas, produtos podem ser recolhidos ou verificados no local. Quando apreendidos, a perícia é realizada em 30 dias e, após decisão jurídica, os produtos são doados ou descartados. Por exemplo, o peso da embalagem de um achocolatado, só pode ser verificado junto a um representante do fabricante, pois quem responde à irregularidade é o fabricante. Esse trabalho, possibilita a correção e desenvolvimento do trabalho das empresas.

 

“A intenção é aumentar o rendimento, qualificar profissionais para assumir a base do Ipem no interior e divulgar a ouvidoria do Instituto”, afirmou o presidente Aziz Rahal Neto.

 

Com 36 anos, o presidente do Ipem é natural de Ji-Paraná e começou a trabalhar com apenas sete anos no comércio local. Empreendedor desde cedo, Aziz trabalhou como jornalista em uma empresa de comunicação no interior e na comunicação da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, onde se envolveu com o setor público e desenvolveu atividades no ramo administrativo.

O número da Ouvidoria do Ipem é 08006472777.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook