Inteligência artificial para negócios é a mais nova arma do marketing digital

Pesquisa aponta crescimento do uso da tecnologia entre profissionais da área a partir deste ano

Da redação/Foto: Imagem: Freepik
Publicada em 06 de fevereiro de 2023 às 17:10
Inteligência artificial para negócios é a mais nova arma do marketing digital

O uso ético e estratégico da Inteligência Artificial (IA) na área de marketing é uma das tendências apontadas pela pesquisa da consultoria global Gartner. Segundo o estudo, cada vez mais, as empresas irão incorporar esse tipo de tecnologia para gerenciar riscos à reputação, monitorar resultados e melhorar a experiência dos clientes. A prática deve ganhar força a partir de 2023.

De acordo com a Gartner, a perspectiva é um desafio aos profissionais de marketing, que deverão não só se atualizarem para a incorporação da IA na rotina de trabalho, como também estarem atentos para que isso ocorra com responsabilidade e ética. A expectativa é que, nos próximos dois anos, 70% das lideranças do setor incluam esse debate entre as prioridades da equipe.

No Brasil, o uso da IA pelas empresas cresceu nos últimos anos. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) identificou que, entre 2019 e 2021, mais companhias passaram a aplicar a tecnologia em diferentes setores. Entre os objetivos mais citados para o uso da IA estão as possibilidades de automatizar o fluxo de trabalho, reconhecer e processar imagens.

O maior interesse pela IA ocorreu simultaneamente à aceleração do processo de digitalização de produtos e serviços. No período analisado pelo CGI.br, o número de empresas presentes na internet também aumentou, passando de 57% em 2019 para 73% em 2021. Como consequência, o uso de redes sociais e aplicativos também cresceu, com destaque para o WhatsApp e o Facebook.

Nesse cenário, o marketing digital tornou-se essencial para os negócios. Mensurar métricas de conteúdos, acompanhar os resultados das campanhas nas redes sociais, criar estratégias para a internet e usar ferramentas como dashboard e Google Analytics são ações que ganharam espaço no dia a dia dos profissionais da área.

Considerando a tendência global apontada pela Gartner, a expectativa é que, a partir de agora, o marketing digital também seja cada vez mais associado ao uso da tecnologia de IA.

Aplicação da IA no online

No ambiente online, o uso de IA é frequente, embora nem sempre os usuários se deem conta. Um exemplo é o direcionamento de anúncios, por parte do Google e do Facebook, relacionados às buscas recentes feitas na internet.

O ChatGPT, ferramenta que viralizou nas redes sociais recentemente, é outro exemplo. Trata-se de um chatbot que tem a habilidade de conversar sobre assuntos variados, responder dúvidas e, até mesmo, contar piadas.

No marketing digital, a IA pode ser aplicada para a otimização de conteúdos, a qualificação de leads e, também, para o direcionamento de anúncios e o uso de chatbots. Através de um relatório de marketing digital, a equipe realiza o levantamento dos resultados alcançados com o uso da tecnologia e identifica insights para alavancar novas ações.

No trabalho de otimização de conteúdos, a IA pode ajudar na escolha de temas mais atrativos para o público-alvo. Com relação aos leads, ela contribui para a prospecção de potenciais clientes que já tenham apresentado o interesse pelo serviço ou produto da em suas buscas na internet.

A realização de anúncios direcionados também é uma forma de atrair leads qualificados. Já o uso do chatbot permite agilizar o atendimento ao cliente e, assim, melhorar sua experiência no ambiente digital.

Outras tendências para o marketing

Além do uso ético e estratégico da IA, a pesquisa da Gartner apontou outras quatro tendências para a área de marketing que devem se consolidar a partir deste ano. O combate à desinformação é uma delas. Segundo a consultoria global, 80% das lideranças do setor deverão pensar em formas de comprovar a autenticidade dos conteúdos nos próximos quatro anos.

O investimento em conteúdos de entretenimento e a criação de programas de fidelidade são outras tendências para o setor. A primeira segue o comportamento dos consumidores, que devem gastar mais com este tipo de conteúdo nos próximos anos. Já a segunda é uma estratégia para atrair e reter clientes.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook