Jovens realizam sonho da graduação através de bolsas de estudos do ensino superior
Nesta semana, Município entregou mais de cem bolsas em faculdades particulares para estudantes em vulnerabilidade social
Adriely é uma das beneficiadas e vai cursar Enfermagem
Com o sonho de fazer a graduação de medicina, a estudante Camila Morais, 23 anos, descobriu por meio do programa Faculdade da Prefeitura de Porto Velho, a possibilidade de tornar esse desejo uma realidade. Ela é uma dos 111 jovens porto-velhenses aprovados no processo seletivo 2023.2 do programa, que garante bolsa integral em cursos de faculdades particulares a alunos que vivem em vulnerabilidade social.
"É um curso muito caro e que eu não teria condições de pagar. Estudei em escola pública e estava há alguns anos estudando em casa tentando realizar esse sonho, e finalmente meu momento chegou. Queria agradecer muito ao prefeito e a Prefeitura por esse projeto que realmente muda vidas. A minha vida mudou de um dia para o outro e essa é uma oportunidade que muitos não têm", disse Camila.
Na última segunda-feira (21) foi realizado o IV Encontro de Acadêmicos do programa para a assinatura dos termos de concessão das bolsas. Mais de 100 estudantes calouros compareceram ao evento que aconteceu no Teatro Banzeiros, além de suas famílias, acadêmicos egressos e autoridades. Durante o evento, os alunos também participaram de sorteios de notebooks e tablets.
OPORTUNIDADE
Amanda Micaelle foi aprovada na bolsa para o curso de Direito
Na ocasião, o prefeito Hildon Chaves explicou que o programa foi criado em 2010, e desde lá já garantiu cerca de 300 graduações no ensino superior. "Este programa foi desenvolvido antes da minha gestão, mas decidimos reformulá-lo para alcançar mais jovens porto-velhenses. O programa é voltado para quem tem dificuldade de ingressar no ensino superior, dando todo suporte financeiro para custear as mensalidades dos cursos, e assim possibilitar a mudança da vida desses jovens e ainda os preparar para que ajudem no desenvolvimento da cidade futuramente", disse.
Ana Lúcia é mãe da estudante Adriely Vitória, que foi aprovada na bolsa 2023.2 para cursar Enfermagem na Faculdade São Lucas. Ela explica que este projeto da Prefeitura é uma forma do Município investir na carreira dos jovens carentes de Porto Velho e consequentemente, investir no desenvolvimento da cidade, considerando que muitos profissionais são graduados através desta oportunidade.
"A emoção é muito grande, já que o valor do curso que minha filha escolheu implicaria no orçamento da família e não teríamos condições de pagar. Agradeço a Deus por ela ter sido contemplada, e espero que ela se dedique muito para fazer valer a pena a bolsa que ganhou e que ela se torne uma ótima enfermeira para cuidar de todos nós no futuro", falou Ana Lúcia.
Camila Morais vê a oportunidade como mudança de vida
CRITÉRIOS
O processo seletivo 2023.2 ofereceu 390 vagas em 21 cursos entre Medicina, Direito, Enfermagem, Engenharia, Arquitetura, e outros, nas faculdades Fimca, Metropolitana e Centro Universitário São Lucas, parceiras do programa. Entre os critérios para receber a bolsa, é necessário que o candidato tenha cursado o ensino médio completo em escola pública ou tenha sido bolsista integral, more em Porto Velho no mínimo há cinco anos, tenha renda familiar mensal de até três salários mínimos ou renda mensal per capita de até um salário mínimo, além de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio 2022 e ainda não ser portador de diploma de nível superior.
Conforme o prefeito, as vagas remanescentes serão ofertadas ao final do ano. "Em dezembro teremos a abertura de uma nova inscrição. Então é muito importante que os alunos que tenham interesse em mudar de vida, e estudar gratuitamente o ensino superior, que fiquem atentos. Essas vagas são oferecidas como contrapartida das faculdades que ganham um desconto no valor do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN)", explicou Hildon.
"Este momento está sendo um dos mais felizes da minha vida. Com certeza daqui pra frente vou me dedicar muito para aproveitar esta chance que muitos não têm. Eu só tenho a agradecer a este programa e a oportunidade de estar realizando meu sonho. Eu digo para os jovens que almejam um futuro melhor, que não deixem passar a oportunidade de tentarem conquistar a bolsa também. Agora no final do ano terão novas vagas e não custa nada fazer a inscrição. Se eu consegui, vocês também conseguem", disse Amanda Micaelle, aprovada na bolsa para o curso de Direito.
Força-Tarefa do MP recomenda ao Estado que realize licitação para contratação de serviço de transporte escolar fluvial
Administração deverá garantir a continuidade do serviço até que situação seja resolvida
Presidente do TJRO recebe visita de deputado estadual
Durante a visita, o parlamentar tratou de assuntos institucionais destacando o trabalho desenvolvido na Assembleia Legislativa, onde preside a Comissão de Segurança Pública
MPRO inspeciona Hospital e Maternidade
Durante a inspeção foram apresentados para análise os novos equipamentos, ambulâncias, a área do centro cirúrgico e farmácia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook