Knox Platform, recurso de segurança da Samsung

Ambiente digital oferece mais proteção para uso de dispositivos pessoais no trabalho

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 17 de setembro de 2021 às 10:25
Knox Platform, recurso de segurança da Samsung

Muito se fala em segurança digital, especialmente após a vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e do aumento do número de pessoas trabalhando remotamente. Funcionando de forma ainda melhor para usuários do Samsung Galaxy, o Knox é uma plataforma desenvolvida pela empresa para diminuir os riscos de ataques em dispositivos Android.

Por ser uma plataforma considerada aberta para desenvolvedores, o Android é o sistema operacional mais utilizado no mundo, presente em smartphones, tablets e compatível com alguns modelos de Chromebooks. Isso faz com que ele possa ser configurado de diferentes maneiras, apesar de ficar mais vulnerável a ataques digitais.

Pensando em oferecer ainda mais vantagens para seus consumidores corporativos, a Samsung reuniu diferentes recursos dentro do Knox Platform. Ele funciona como um gerenciador geral de tudo que é feito dentro do smartphone ou tablet, assegurando a troca de dados de forma mais protegida.

Knox Platform: o que é e como funciona

Em um mundo cada vez mais conectado, os smartphones e tablets guardam informações preciosas como números de cartão de crédito, contratos bancários, senhas, dados pessoais e mensagens confidenciais. Conectados a diferentes redes em tempo integral, essas informações pedem uma camada extra contra vazamentos e uso por pessoas não autorizadas.

Esta é a função do Knox. Reunindo diferentes recursos dentro do smartphone, ele realiza um monitoramento constante de tudo que é feito pelo usuário, identificando quaisquer atividades suspeitas ou não autorizadas através de senhas, biometria ou códigos de acesso.

Autenticação de duas etapas

Presente em diversos aplicativos que colocam a segurança e privacidade do usuário em primeiro lugar, a autenticação em duas etapas funciona de forma simples. Para abrir um aplicativo, por exemplo, o Knox solicita uma senha e uma confirmação que pode ser por biometria, reconhecimento facial ou preenchimento de captcha.

Essa verificação é feita de tempos em tempos, evitando que um invasor encontre brechas para chegar às informações mais pessoais no sistema.

Criptografia física

Qualquer sistema confiável faz uso da criptografia para oferecer maior segurança aos usuários e os dados trocados com as redes. No caso dos aparelhos com o Knox Platform, a criptografia também acontece em uma parte do hardware. Isso significa que, mesmo desligado, o aparelho está protegido de ter seus dados mais sensíveis expostos a hackers e robôs invasores.

Testes de segurança

Qual a melhor forma de saber se um sistema de segurança realmente funciona? Convidando o inimigo para te atacar. No caso da Samsung, um time de ''hackers do bem'' realizam testes de invasão e vazamentos de dados constantemente. Dessa forma, eles encontram possíveis falhas no sistema, otimizando suas camadas de proteção e oferecendo ao usuário recursos atualizados.

Atualizações constantes

Uma das desvantagens do sistema Android é que são lançadas novas versões todos os anos, que acompanham os lançamentos de smartphones e tablets no mercado. Por isso, muitos dispositivos acabam não recebendo atualizações que os protegem de novos possíveis ataques e roubo de dados.

Com o Knox Platform, a Samsung consegue manter o sistema sempre pronto para identificar possíveis ameaças e bloqueá-las antes mesmo de ter qualquer tipo de acesso aos dados contidos no aparelho.

Knox Platform não substitui o antivírus

Embora seja um grande aliado, principalmente para pessoas que usam o celular pessoal no trabalho, trocando informações sensíveis o tempo todo, o Knox não substitui o uso de antivírus no celular. Além de proteger o dispositivo contra diversos tipos de vírus, esses softwares ajudam os demais recursos da plataforma a identificar potenciais invasores e atualizar o sistema com a prevenção adequada.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook