Lagoa Azul se recupera após dois meses de derramamento de lama no local, Semma revela desfecho do caso

Análises confirmaram que não houve contaminação por agrotóxicos na água

Semcom
Publicada em 20 de julho de 2019 às 09:24
Lagoa Azul se recupera após dois meses de derramamento de lama no local, Semma revela desfecho do caso

BELEZA NATURAL: espaço de recreação está recuperado após dois meses de desastre com lama

A Prefeitura, que acompanhou desde o início o possível crime ambiental na Lagoa Azul, visitou o local nesta semana e constatou que a natureza se encarregou de limpar o ponto turístico após dois meses do desastre. Cristalina, a água está repleta de peixes, e a mata, ao redor, vibrante. Em contato com o Estado, responsável pela área, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) revela que análises constataram que não houve contaminação da água, nem negligência.por parte do agricultor vizinho.

“A Sedam (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental) é a que lidou com o caso. As análises deles comprovaram que não teve contaminação da água por agrotóxico e também que as curvas de nível do solo na plantação ao lado estavam feitas adequadamente. No entanto, a chuva daqueles dias foi muito intensa e a lama superou esses obstáculos, causando turbidez na lagoa”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Marcela Almeida.

Além disso, a Área de Preservação Permanente (APP) mantida pelo produtor respeita a legislação vigente, sendo, inclusive, maior do que o mínimo exigido. Notícia boa para quem tem orgulho de enaltecer as belezas naturais de Vilhena e também para toda a biodiversidade do local, refúgio natural de várias espécies de pássaros, peixes e mamíferos.

Distante 37 km do Centro da cidade, a Lagoa Bonita, ou Lagoa Azul, tem o formato semelhante à uma asa de avião vista de cima. Com 830 metros de comprimento e 167 metros de largura em sua extensão máxima, é ponto de encontro de famílias, amigos e conhecidos, ainda que seja propriedade particular do chacareiro Vilson Ribeiro.

PRESERVAÇÃO - A Semma estuda formas de valorizar a preservação do local, produzindo placas indicativas sobre a importância do respeito às leis e ao código ambiental do município, considerando o grande fluxo de visitantes do lago. A princípio a sinalização com placas e indicativos das normas legais poderão ser confeccionadas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook