Lei garante atendimento prioritário para autista e doador de sangue
Um dos objetivos da nova lei é incentivar a doação de sangue, contribuindo para a captação de doadores e, consequentemente, para abastecer os estoques dos bancos de sangue
A lei busca incentivar a doação de sangue, contribuindo para abastecer estoques de bancos de sangue
Pessoas com transtorno do espectro autista, com mobilidade reduzida e doadores de sangue passam a ter atendimento prioritário em diversos estabelecimentos, como bancos e hospitais, bem como reserva de assento em veículos de empresas públicas de transporte e de concessionárias de transporte coletivo. A determinação está prevista na Lei 14.626, de 2023, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20). A norma teve origem no PL 1.855/2020, aprovado pelo Senado em 27 de junho.
Um dos objetivos da nova lei é incentivar a doação de sangue, contribuindo para a captação de doadores e, consequentemente, para abastecer os estoques dos bancos de sangue. O texto prevê que o doador de sangue terá prioridade após todas as pessoas com deficiência já contempladas pela Lei 10.048, de 2000, e também depois dos novos grupos inseridos na norma (autistas e com mobilidade reduzida).
Para exercer sua preferência, o doador terá que apresentar comprovante de doação com validade de 120 dias. A legislação anterior garantia prioridade a pessoas com deficiência, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas obesas.
A nova lei prevê que, caso não haja caixas, guichês ou atendentes específicos, as pessoas com prioridade devem ser atendidas imediatamente após a conclusão do atendimento que estiver em andamento, antes de quaisquer outras pessoas.
Vereador Fogaça prestigia segunda etapa do Rodeio da Ponta do Abunã
Evento reúne 30 Comboys de diferentes municípios de Rondônia, Acre e Mato Grosso, celebrando a participação da população de Vista Alegre do Abunã
Vereador Fogaça visita Vista Alegre do Abunã e dialoga com lideranças locais
Distribuição de informativo destaca ações da prefeitura de Porto Velho e futuros projetos
Ministro do STJ e magistrados são recebidos na Presidência da Alero
Comitiva foi recepcionada pelo presidente da Casa de Leis, Marcelo Cruz
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook