Limpeza de estabelecimentos comerciais: saiba como gerenciar

Confira dicas de como montar um cronograma de limpeza e entenda a importância do envolvimento da equipe.

Da redação
Publicada em 22 de abril de 2021 às 09:35
Limpeza de estabelecimentos comerciais: saiba como gerenciar

A limpeza de um estabelecimento comercial demanda planejamento e organização. O cuidado com a higienização de uma loja faz toda a diferença na experiência do cliente e contribui para a construção da imagem da marca.

Planejar a limpeza da sua sala comercial ou loja não significa adquirir produtos de limpeza e entregá-los para o colaborador responsável pela higienização para que ele faça a atividade de limpeza. 

Muito além disso, o responsável pela gestão da loja deve levar em consideração uma série de cuidados para o gerenciamento adequado da atividade no dia a dia do negócio.

Elabore um cronograma de limpeza

O cronograma de limpeza é um planejamento que vai ajudar a manter o estabelecimento em excelentes condições de higiene. Além de servir de base para orientar os profissionais sobre os processos de limpeza e os responsáveis por cada etapa, ele permite visualizar se o trabalho está sendo cumprido de forma eficiente.

Inclusive, algumas empresas escolhem um colaborador para que ele fique responsável pela fiscalização da limpeza. Este poderá avaliar o cumprimento do cronograma e acompanhar a execução das atividades.

A montagem do cronograma deve considerar as particularidades de cada estabelecimento. Por exemplo, se o local tem muitos vidros, é essencial dedicar mais tempo para sua limpeza, uma vez que as marcas de dedos e outras sujeiras podem causar um impacto negativo nos clientes.

A limpeza mais pesada pode ser feita semanalmente. Nela, é necessário mover móveis e fazer uma higienização mais profunda. Geralmente, esse processo deve ser feito por uma pessoa contratada especificamente para esse fim – profissionais autônomos ou empresas especializadas. 

A manutenção diária da limpeza, por outro lado, pode ser feita por todos os colaboradores, e aqui destaca-se a importância de ter um funcionário responsável pela fiscalização.

Pequenos cuidados diários fazem toda a diferença na hora de garantir um ambiente agradável e higienizado. O efeito positivo não é sentido só pelos clientes, mas também pelos próprios colaboradores, que se sentem bem trabalhando em um local limpo.

Monte um checklist

O checklist de limpeza pode ser uma forma de ajudar os colaboradores na manutenção diária da limpeza na loja. Ele pode definir, por exemplo, os dias de limpeza, os materiais necessários, os locais que devem ser limpos diariamente, bem como os funcionários responsáveis. A divisão acontece em três etapas: organização, higienização e limpeza de impurezas mais aparentes.

A organização compreende manter em ordem as prateleiras, balcões e itens comercializados no estabelecimento. A higienização, por sua vez, é a etapa de limpeza semanal profunda. Por fim, a etapa de limpeza de impurezas aparentes é aquela em que se eliminam sujeiras leves, que podem causar um impacto negativo na experiência do cliente.

O checklist pode ser disponibilizado na forma de um arquivo impresso ou um quadro em que os colaboradores podem marcar o cumprimento dos itens. Uma dica interessante é colocá-lo em uma área de convivência utilizada apenas pelos colaboradores.

Oriente os colaboradores

Mesmo com um profissional contratado para higienização semanal mais completa, todo local que tem um fluxo grande de pessoas precisa ser limpo diariamente.

Atividades como varrer o chão e remover sujeiras aparentes fazem parte da rotina de toda a equipe e é fundamental que os colaboradores estejam a par de suas obrigações e do seu papel em manter o ambiente de trabalho sempre limpo e agradável para todos.

Desta forma é essencial manter toda a equipe devidamente orientada acerca das boas práticas de higiene e da importância da colaboração na limpeza do ambiente de trabalho.

Invista em bons produtos de limpeza

Além de montar um bom cronograma de limpeza e orientar os colaboradores, é fundamental oferecer as ferramentas e condições para que eles possam manter o ambiente limpo. Desta forma, investir em bons produtos de limpeza é um aspecto a ser considerado pelo empresário ou gestor.

É possível encontrar excelentes produtos no mercado, com custo-benefício compatível com diferentes orçamentos. Faça uma pesquisa antes de comprar e priorize a aquisição de produtos de qualidade e que ajudem a manter o espaço limpo por um período maior de tempo.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook