Maioria dos países não aposenta professoras mais cedo, afirma secretário

Apenas Brasil e Croácia, salientou o secretário, permitem a aposentadoria das professoras mais cedo que a dos professores.

Agência Senado / Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Publicada em 29 de abril de 2019 às 15:23
Maioria dos países não aposenta professoras mais cedo, afirma secretário

Ao lado da senadora Leila Barros, o secretário Leonardo Guimarães defendeu que professores, de qualquer gênero, tenham que trabalhar até os 60 anos e contribuir por pelo menos 30 anos antes de se aposentar

Leonardo Guimarães, Secretário de Previdência do Ministério da Economia, participou nesta segunda-feira (29), da audiência pública que debateu como o endurecimento das regras para aposentadoria de professores previsto na PEC 6/2019, da reforma da Previdência, que deve afetar especialmente as professoras. Segundo Guimarães, a reforma — que vai elevar para 60 anos a idade e para 30 anos o tempo de contribuição para o professor se aposentar e acabará com a diferenciação por gênero — segue o padrão da maioria das experiências internacionais estudados pela equipe do governo. Apenas Brasil e Croácia, salientou o secretário, permitem a aposentadoria das professoras mais cedo que a dos professores.

Ele ressaltou que os novos princípios só valerão para quem se tornar professor após as mudanças, e que há regras de transição garantidas para os que estão atualmente no sistema, que também farão sua cota de sacrifício ao trabalhar por mais tempo para ter salários maiores, “como todos os trabalhadores”.

Os representantes dos professores lembraram as péssimas condições de trabalho a que são submetidos no país inteiro, frisaram que recebem salários inferiores à média de todo o Poder Executivo, e que não são detentores de privilégios ao receberem R$ 2.455 de piso salarial. Destacaram ainda o ambiente insalubre a que os docentes estão submetidos, já que 30% da força de trabalho está afastada por doenças profissionais.

— Teremos gerações de trabalhadores na educação mais adoecidos e infelizes que estarão na sala de aula formando cidadãos para o mercado de trabalho e para a vida — alertou Rosilene Lima, diretora do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF).

Veja a matéria consolidada

Comentários

  • 1
    image
    Gilmar Giacomini 30/04/2019

    Simples! valorize mais os Professores para que seja resgatado o respeito e a dignidade. Salários justos pois é das carteiras escolares que saem os profissionais que recebem grandes salários e nada mais justo que o professor realmente ter esse merecimento salarial.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook