Manifestação em Rondônia contra desvio de recursos do Sesc e do Senac reúne multidão em Porto Velho e cidades do estado

População se une em protesto contra os artigos 11 e 12 do Projeto de Lei de Conversão 9/2023, que ameaçam recursos destinados às instituições

Assessoria/Sesc Rondônia
Publicada em 17 de maio de 2023 às 17:37
Manifestação em Rondônia contra desvio de recursos do Sesc e do Senac reúne multidão em Porto Velho e cidades do estado

No dia 16 de maio, milhares de pessoas se reuniram em uma manifestação histórica em Porto Velho e em todas as cidades rondonienses que possuem unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O protesto teve início às 15h e contou com a participação ativa da população, que se uniu para lutar contra os artigos 11 e 12 do Projeto de Lei de Conversão 9/2023, os quais preveem o desvio de 5% dos recursos do Sesc e do Senac para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Estiveram presentes o vice-presidente do Sindsef, Mário Jorge Souza de Oliveira; o Presidente da OCB/RO, Salatiel Rodrigues, os diretores da Fecomério Abraão Viana, Osmar Santana e Glaci kern Hartamann.

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE e Vice-Presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Raniery Araújo Coelho, destacou a importância da manifestação como forma de expressar a indignação e a preocupação com os impactos que a aprovação desses artigos pode trazer para as atividades desenvolvidas pelo Sesc e pelo Senac em Rondônia. Ele ressaltou a relevância dessas instituições para a formação profissional, cultural e social dos trabalhadores e da população em geral.

"Estamos vivendo um momento crucial para o futuro do Sesc e do Senac em todo o Brasil. Essa manifestação é a expressão da nossa indignação diante da ameaça de desvio de recursos que tanto impactariam nossas atividades e os serviços prestados à população. O Sesc e o Senac são instituições fundamentais para a formação profissional, cultural e social dos rondonienses, e não podemos permitir que isso seja comprometido. Estamos unidos com a população para defender esses recursos e garantir que continuemos a transformar vidas por meio da promoção de bem-estar social e qualificação profissional. Agradeço a todos que estão aqui hoje demonstrando sua força e determinação e também Agradeço aos senadores do nosso Estado de Rondônia ??????????. Juntos, iremos fazer a diferença e garantir um futuro melhor para todos", declarou o Presidente Raniery.

Durante as mobilizações, a participação do público foi expressiva. Cidadãos de todas as idades, estudantes, grupo da 3ª Idade do Sesc, trabalhadores e representantes de entidades ligadas ao comércio, serviços e turismo se uniram em um só coro, reivindicando a manutenção dos recursos exclusivos destinados ao Sesc e ao Senac. Cartazes, faixas e palavras de ordem denunciavam a ameaça aos direitos conquistados e a importância dessas instituições para a sociedade.

A votação da PL será encaminhada para o senado. Os senadores de Rondônia Samuel Pereira de Araújo (PSD), Jaime Bagattoli (PL) e Confúcio Moura (MDB) já anunciaram apoio na defesa do Sesc e Senac durante a votação que decidirá a supressão dos artigos. A mobilização da população é fundamental para mostrar aos senadores de todo força e a vontade da comunidade em defender os recursos das instituições. Além da manifestação, as pessoas também podem contribuir assinando o abaixo-assinado online disponível em https://cnc.portaldocomercio.org.br/sousescsenac

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook