Mariana Carvalho defende reajuste na tabela de repasses do SUS para reduzir filas de espera e melhorar atendimentos
A verba é repassada pelo Governo Federal aos estados, que ficam responsáveis por pagar os procedimentos
Como médica, uma das principais bandeiras de Mariana Carvalho, candidata ao Senado por Rondônia, é a Saúde. Por esse motivo, ela defende o reajuste na tabela de repasses do SUS aos Governos dos Estados, para pagar procedimentos hospitalares de média e alta complexidade, além da atenção básica de saúde que estão defasados.
A verba é repassada pelo Governo Federal aos estados, que ficam responsáveis por pagar os procedimentos. Como os valores não estão de acordo com os praticados, os executivos estaduais são obrigados a recorrerem ao orçamento próprio para fazer essa complementação.
Os Hospitais Filantrópicos e Santas Casas são as entidades mais atingidas. Os repasses atuais não cobrem o custo da operação, nem o pagamento dos insumos e da mão de obra.
“Precisamos no Congresso, trabalhar pela atualização da tabela e pela definição de um padrão de reajuste, para garantir a sustentabilidade dos serviços. A tabela não é reajustada desde 1994, enquanto insumos e equipamentos utilizados nesses procedimentos tiveram os valores aumentados, principalmente após a pandemia; para se ter uma ideia o salário mínimo e o gás de cozinha, por exemplo, tiveram, neste período, um reajuste de mais de 1000%”, destaca Mariana Carvalho.
EMENDAS
Como deputada federal, Mariana Carvalho destinou emendas que chegam a mais de R$ 2 milhões para o Hospital Santa Marcelina e o Hospital de Amor Amazônia, localizados em Porto Velho.
Parte dos recursos já foi paga ao Hospital Santa Marcelina e possibilitou reforma das enfermarias, banheiros e do Centro Multidisciplinar que atende mais de 2,7 mil pacientes por ano. Já para o Hospital de Amor, a verba será destinada para a compra de medicamentos, equipamentos e pagamento de profissionais.
PANDEMIA
Durante a pandemia, como deputada federal, Mariana foi uma das vozes mais atuantes do Brasil na luta para salvar a vida daqueles que contraíram o vírus da Covid-19. Mariana Carvalho também trabalha para que a saúde pública ofereça um atendimento de qualidade a todos que necessitam de algum procedimento, exames e consultas no Sistema Único de Saúde.
“Cacoal faz parte da minha vida”, diz Ieda Chaves ao falar do carinho que sente pela Capital do Café
Sua trajetória por Rondônia começou em Cacoal, onde seus projetos sociais ganharam corpo
TSE manda tirar do ar vídeo que liga Ciro e agressão de mulheres
Instagram tem 48 horas para remover postagem
Professora Rosangêla Hilário defende a construção de mais creches em RO
A candidata a deputada federal lembra que é um direito das crianças que beneficia também as mães, para que possam trabalhar e melhorar a renda da família
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook