Massagem relaxante pode aliviar dores da fibromialgia
Pacientes afetados por doença crônica podem diminuir a dor e ganhar mais qualidade de vida
Pelo menos, 3% da população nacional sofre com dores físicas intensas e incapacitantes da Síndrome da Fibromialgia (FM), conforme os dados da Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor (SBED), divulgados em 2022. A realidade alerta para a importância do conhecimento sobre a condição e as alternativas para uma melhor qualidade de vida.
A fibromialgia é uma doença crônica com etiologia desconhecida, caracterizada por ocasionar dor musculoesquelética, que afeta diferentes áreas do corpo.Também é capaz de desencadear sintomas psicológicos como estresse, ansiedade e depressão, segundo informações do Ministério da Saúde.
O problema pode afetar a qualidade de vida de mulheres e homens. O Projeto de Lei 598/23 que tramita na Câmara dos Deputados, tem o intuito de considerar a fibromialgia como deficiência para todos os efeitos legais, de forma que o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha a obrigatoriedade de fornecer, gratuitamente, medicamentos para tratar os pacientes.
Entre as possibilidades de tratamento encontradas pela população para aliviar o desconforto causado pela doença, há a massagem. A prática é recomendada por órgãos de saúde e citada, frequentemente, por pesquisadores como uma solução eficaz para relaxar os músculos, aliviar as dores e proporcionar mais conforto à vida do paciente diagnosticado com fibromialgia.
Fatores de risco e sintomas da fibromialgia
Segundo a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de Goiás (SES-GO), diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer a manifestação da doença, como traumas emocionais ou físicos, enfermidades graves e mudanças hormonais.
Entre os primeiros sinais estão pequenos desconfortos em regiões como nuca, pescoço, ombro, cotovelo, nádegas, quadril e joelhos. A SES-GO aponta que os principais sintomas incluem dores, desconforto muscular, cansaço, fadiga, dificuldade de concentração, palpitação, sensibilidade ao frio e tontura.
Apesar dos sintomas, as pessoas com fibromialgia não apresentam inflamação nas articulações, alteração da força muscular ou alterações de mobilidade, mantendo a amplitude dos movimentos preservada.
De acordo com dados da SBED, o problema é mais recorrente em mulheres, sendo 90% dos casos diagnosticados entre o público feminino, na faixa etária dos 25 aos 50 anos. Entretanto, não há estudos que forneçam explicações para esta maior incidência.
Massagem relaxante como opção de tratamento
A fibromialgia não tem cura, mas há diferentes possibilidades de tratamento que propiciam maior qualidade de vida aos pacientes. As massagens terapêuticas são um exemplo, pois podem ajudar a aliviar as dores, que são recorrentes na rotina dos que sofrem com essa condição.
Segundo artigo das pesquisadoras Gabriely Felix Poddis e Liliane Pereira, publicado na revista Saúde em Foco, a prática é benéfica nos casos de fibromialgia, pois ajuda a reduzir a tensão muscular e a angústia causada pela dor. Além disso, os movimentos das massagens estimulam os hormônios do bem-estar e promovem relaxamento.
É possível encontrar massagem relaxante São Paulo e em outras regiões do país. Geralmente, a técnica é feita em clínicas de estética, centros de reabilitação e estúdios de fisioterapia.
Outro artigo, de autoria das pesquisadoras Revista Acadêmica Novo Milênio também aponta os benefícios da massoterapia como tratamento de fibromialgia. De acordo com o artigo das pesquisadoras Eilânia Freitas e Sabrina Bertoli, publicado pela Revista Acadêmica Novo Milênio, a massagem reúne técnicas tradicionais e contemporâneas, não invasivas, que melhoram a circulação e o tônus muscular, além de aliviar o estresse.
O estudo reforça que o profissional deve fazer uma avaliação criteriosa no paciente, visando entender suas queixas, certificar a área da dor e coletar os dados numa ficha de anamnese.
A coleta de informações é fundamental para garantir que a massagem seja eficaz e não provoque desconforto.
Para a formação profissional, é preciso realizar capacitação na área. Há oferta de curso de massagem São Paulo e outros estados brasileiros. Além da massoterapia, os pacientes acometidos por fibromialgia também podem recorrer a outros tipos de tratamento, como acupuntura, yoga e psicoterapia.
Segundo a SES-GO, quando necessário, também é realizado o tratamento medicamentoso, composto por antidepressivos, relaxantes musculares e analgésicos. Vale lembrar que todos os medicamentos devem ser prescritos pelo médico, conforme o quadro de cada paciente.
Ações desenvolvidas pela Setur promovem o fortalecimento do eixo turístico de Rondônia
Setur destaca principais ações e momentos que marcaram o ano de 2023, no eixo turístico de Rondônia, com muitos projetos para esta área
Prefeitura divulgará resultado das inscrições da Chamada Escolar 2024 no dia 12 de dezembro
Período de matrículas inicia em 12 de dezembro e segue até 12 de janeiro de 2024
Governo vai prorrogar Programa Desenrola por mais três meses
Medida Provisória deverá ser enviada ao Congresso na próxima semana
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook