Melhorias na saúde pública são debatidas pela população e servidores durante pré-conferência municipal
A agenda de encontros segue até sexta-feira (10), na zona rural e no baixo Madeira
Encontro avalia a qualidade do serviço prestado na extensão do município
Dando continuidade à programação que antecede a 10ª Conferência Municipal de Saúde, integrantes do Conselho Municipal de Saúde, profissionais de saúde e moradores da zona Leste de Porto Velho participaram na terça-feira (7) da Pré-Conferência Municipal de Saúde, realizada na escola Juscelino Kubitschek De Oliveira, no bairro Agenor de Carvalho.
O encontro é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para avaliar a qualidade do serviço prestado na extensão do município de Porto Velho e propor diretrizes para a construção de políticas públicas na área. Durante a pré-conferência, servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) reúnem os principais desafios enfrentados na saúde e buscam soluções para os problemas enfrentados nas suas localidades.
“As Pré-Conferências mobilizam toda a sociedade para debater propostas que contribuam para a saúde pública. O papel dos conselheiros é acompanhar, organizar o processo democrático e reunir propostas de melhoria da saúde de Porto Velho, do estado de Rondônia e de todo o Brasil”, afirma Diogo Casal, Conselheiro Municipal de Saúde que representa o Conselho Regional de Enfermagem (Coren).
Durante a pré-conferência foram eleitos quatro delegados titulares e quatro suplentes, profissionais de saúde e representantes da comunidade responsáveis por apresentar e defender as propostas que contribuem para o desenvolvimento do atendimento oferecido em suas localidades. A médica Ethianne Bastos, reforça o papel desses representantes na defesa dos interesses da população.
Equipe organizado composta por profissionais da Saúde
“Os nossos delegados serão os porta-vozes das nossas demandas. Esses representantes terão voz na Conferência Municipal de Saúde, e estarão aptos a participar da mesa, das discussões, para serem ouvidos e terem poder de voto”, completou.
Magno Prates, professor de libras da Universidade Federal de Rondônia, esteve na reunião e ressaltou que “o SUS deve ter cada vez mais políticas públicas que lutem pela inclusão e abranjam toda a população, inclusive as minorias, como os cadeirantes e a comunidade surda".
Participaram da pré-conferência moradores dos bairros Agenor de Carvalho, Lagoa, Nova Porto Velho, Lagoinha, Aponiã, Planalto I e II, Cuniã, Igarapé, Escola de Polícia e Teixeirão. A agenda de encontros segue até sexta-feira (10), na zona rural e no baixo Madeira.
PREPARATIVOS
As pré-conferências estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), desde o dia 23 de fevereiro deste ano. Elas fazem parte dos preparativos para a 10ª Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada nos dias 30 e 31 de março, no auditório da Faculdade São Lucas Campus II, na capital rondoniense.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Zona Rural
-8 de março
Maria Camelo - Unidade de Saúde
Horário: 8h
-10 de março
Agrovila Nova Aliança - Residência da Dona Zeca
Horário: 9h
Baixo Madeira
-9 de março
São Carlos - EMEF Henrique Dias
Horário: 8h
-9 de março
Cujubim - USF José Gomes
Horário: 14h
-10 de março
Calama - USF Benjamim Silva
Horário: 8h
-10 de março
Nazaré - USF Maria Nobre da Silva
Horário: 14h
Agentes de trânsito falam sobre os desafios da profissão onde homens são a maioria
Mulheres representam cerca de 30% do efetivo de agentes de trânsito
Padrão de receptivo turístico é foco do Curso de Condução de Pesca de Turismo lançado em Jaci-Paraná
Curso envolve condutores de pesca e deve chancelar qualidade do atendimento aos turistas
A verdade sobre o Dia Internacional da Mulher
Mulheres que fazem malabarismo com as contas, são gestoras do lar, conselheiras, mentoras, companheiras e incentivadoras
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook