Mestrado em Agroecossistemas Amazônicos abre processo seletivo para ingresso em 2023

As inscrições serão realizadas exclusivamente via sistema SIGAA/UNIR entre os dias 8 e 31 de outubro de 2022

Ascom/UNIR
Publicada em 06 de outubro de 2022 às 13:06
Mestrado em Agroecossistemas Amazônicos abre processo seletivo para ingresso em 2023

O Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas Amazônicas (Ppgaa), ofertado no campus Rolim de Moura da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), divulga o edital de abertura do seu processo seletivo de mestrado para ingresso no primeiro semestre de 2023. São disponibilizadas 18 vagas, destinadas a portadores de diploma de curso superior, graduação plena ou equivalente, nas áreas de Agrárias e Meio Ambiente devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação. As inscrições serão realizadas exclusivamente via sistema SIGAA/UNIR entre os dias 8 e 31 de outubro de 2022.

O mestrado em Agroecossistemas Amazônicos possui duas linhas de pesquisa, sendo a primeira “Relação solo-planta em ambiente amazônico”. Nesta linha de pesquisa estão inseridos as disciplinas e os projetos de pesquisa que tratam da interface solo-planta-atmosfera com ecossistemas naturais e aqueles alterados pela produção agropecuária na Amazônia. Inclui também estudos voltados para a manutenção da qualidade do solo, água e de sua biodiversidade, bem como estudos sobre as interações ecológicas em agroecossistemas amazônicos.

Já a segunda linha de pesquisa, “Sistemas integrados de produção sustentável”, tem o objetivo de proporcionar a geração de conhecimento sobre a biodiversidade dos sistemas integrados de produção na Amazônia, aumentando significativamente os indicadores de qualidade ambiental em sistemas produtivos, visando sua conservação e uso, evitando a degradação ambiental e que permitam o desenvolvimento sustentável dos agroecossistemas na Amazônia.
As 18 vagas disponíveis estão divididas entre as duas linhas de pesquisa, sendo 14 na modalidade ampla concorrência; e 4 vagas na modalidade afirmativa, que contempla pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas e/ou portadoras de deficiências.

Conforme o edital, a seleção será feita em três etapas: prova escrita, avaliação e defesa do projeto de pesquisa, e avaliação do desempenho acadêmico através de currículo.
Todas as informações referentes ao processo seletivo, bem como os resultados de cada fase serão divulgados no endereço http://www.ppgaa.unir.br/.

Mestrado Acadêmico em Agroecossistemas Amazônicas (Ppgaa) - Rolim de Moura
Vagas: 18 (14 para a ampla concorrência, 4 para cotas)
Inscrições: 08/10/2022 até 31/10/2022
O edital e mais informações sobre o programa estão aqui
O link para inscrições está aqui

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O DIA NA HISTÓRIA 06 DE OUTUBRO!

O DIA NA HISTÓRIA 06 DE OUTUBRO!

1915 – O prefeito de Santo Antônio do Rio Madeira (hoje bairro da cidade de Porto Velho), expede a Resolução 735 elevando a vila de Ariquemes à condição de distrito de Santo Antônio