Mutirão realiza limpeza no Parque Natural de Porto Velho

Voluntários fizeram limpeza da trilha e da área entorno do Igarapé Belmont

Beatriz Galvão Foto: Felipe Ribeiro e Novo Encanto Ecologia
Publicada em 19 de setembro de 2022 às 15:24
Mutirão realiza limpeza no Parque Natural de Porto Velho

Antes de entrar na trilha, orientações quanto aos cuidados de manejo do lixoAntes de entrar na trilha, orientações quanto aos cuidados de manejo do lixo

Um mutirão de limpeza foi realizado no Parque Natural neste sábado (17), em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, comemorado em cerca de 180 países com atividades de preservação à natureza. A ação é uma parceria da Prefeitura de Porto Velho com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Novo Encanto Ecologia.

Cerca de 30 pessoas participaram do mutirão de limpeza, entre associados à entidade ambientalista, funcionários do parque, crianças e voluntários. Uma equipe de três guias da secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) acompanhou a ação, que foi iniciada com exercícios de alongamento e orientações quanto aos cuidados de manejo do lixo, para evitar acidentes com animais peçonhentos.

"O objetivo do mutirão é promover a preservação da vida que existe na água e que existe a partir dela. Estamos na Amazônia e aqui é um ambiente de grande riqueza e diversidade, e por isso precisamos de um olhar cada vez mais consciente das pessoas sobre o cuidado com a natureza", explicou a coordenadora regional da Novo Encanto Ecologia, Rosimeri Tramontin.

Durante a ação, os voluntários fizeram a captação de resíduos da trilha e das margens do Igarapé Belmont. Entre os materiais descartados mais encontrados pelos participantes, estão garrafas pets e outros objetos de plástico.

"Esse lixo não é específico do uso no parque. Alguns deles são trazidos pelo próprio rio, de outras áreas que também são contaminadas. É preciso ter a conscientização de estar sempre limpando os rios e margens daqui, porque o parque é uma área de preservação permanente e é habitat de muitos animais", considerou Maicon de Oliveira, gerente do Parque Natural.

O Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias é alusivo ao movimento internacional World Cleanup Day, que une cerca de 180 países e leva milhões de pessoas para limpar o planeta em um dia, sempre no terceiro sábado de setembro. No Brasil, a data foi comemorada em 13 estados com atividades de cuidados com a natureza.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook