Nível do rio Madeira marca 4,30 metros nesta quarta-feira (23)
Defesa Civil segue monitorando áreas consideradas de risco
O nível do rio está oscilando neste período final de estiagem
Com as recentes chuvas que caíram sobre a cabeceira do rio Beni, que nasce na cordilheira dos Andes e deságua em Porto Velho, a expectativa da Defesa Civil é que o rio Madeira chegue ao nível de 5,50 metros até o próximo sábado. Na manhã desta quarta-feira (23), foi registrada a marca de 4,30 metros, com vazão de 7.100 metros, nível ainda considerado baixo para esta época do ano.
"Nos últimos dias, aconteceu o chamado efeito repiquete, quando o nível volta a baixar de forma acelerada. O recuo foi de 4 metros para 2,80, e agora o rio Madeira ultrapassou a marca de 4 metros novamente. O rio está oscilando neste período final de estiagem", disse Anderson Luiz, gerente de operações da Defesa Civil, lembrando que as chuvas na capital não influenciaram no nível do Madeira.
A Defesa Civil Municipal segue monitorando as mudanças e alertando para os cuidados preventivos de segurança. Todo o trabalho de acompanhamento é realizado com o apoio de outras instituições que formam a Sala de Crise da Estiagem do Rio Madeira para 2022. "Enquanto o nível do rio Madeira não ultrapassar a marca de 5,50 metros, a proibição da Marinha referente à navegação noturna continua" informou o gerente.
As recomendações continuam para que ribeirinhos e donos de embarcações evitem a pesca e a navegação noturna, devido à presença dos bancos de areia predominantes neste período de estiagem.
Já os banhistas devem evitar áreas isoladas pela possibilidade do aparecimento de predadores como jacarés, candirus, arraias e cobras que buscam abrigo nas praias. Continua também o monitoramento das margens do rio, que podem sofrer desbarrancamentos, além do atendimento de suporte às famílias em situação de vulnerabilidade.
MP obtém condenação de quatro réus por integrar organização criminosa e de três réus por homicídio de jovem pertencente a facção rival
Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público, o motivo do homicídio praticado em 2 de julho de 2019, na cidade de Ouro Preto do Oeste, seria retaliação pelo assassinato de uma mulher que tinha ligação com a facção criminosa integrada pelos réus
Campus e CRAS ofertam 20 vagas em Curso de Corte e Costura voltado ao Artesanato
O objetivo é selecionar mulheres da comunidade vilhenense para ingressarem no curso de formação inicial de "Corte e costura voltado ao artesanato"
Prorrogado prazo de inscrições para a seleção do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
O ingresso ao programa é feito por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA) para as turmas de 2023
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook