O DIA NA HISTÓRIA 10 DE AGOSTO!

1960 – O governador Milton Lima e o diretor de Educação Ary Pinheiro assinam o Decreto nº 353, criando em Vilhena a Escola “Wilson Camargo”, hoje “Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo”

Lúcio Albuquerque
Publicada em 10 de agosto de 2023 às 14:45
O DIA NA HISTÓRIA 10 DE AGOSTO!

RONDÔNIA:

1940 – O presidente Getúlio Vargas faz em Manaus o Discurso do Rio Amazonas, sobre projetos reais para desenvolvimento da região amazônica.
1949 – 1) Chega o equipamento para instalar o Rádio Farol da FAB, dando mais segurança aos voos; 2) Começa a construção do hospital dos hansenianos, em Porto Velho.
1957 – O Marechal Candido Rondon é o patrono da turma de cadetes deste ano da AMAN, representado na cerimônia pelo deputado federal Joaquim Vicente Rondon.
1960 – O governador Milton Lima e o diretor de Educação Ary Pinheiro assinam o Decreto nº 353, criando em Vilhena a Escola “Wilson Camargo”, hoje “Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo”. 
1967 – O 5º BEC vai receber novos equipamentos, dentre eles, 15 novos moto-scraper. 
1987 – Rondônia e Acre podem perder U$ 58 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento, caso não apresentem programas de proteção ambiental na BR-364. (AM).

COMEMORA-SE:

Dia Nacional da Enfermeira. Dia Mundial da Solidariedade Cristã. Dia Internacional do Biodiesel. Dia Mundial do Leão. Católicos celebram Santa Filomena. São Lourenço. 

BRASIL:

1823 - Nasce Antonio Gonçalves Dias (m. 1864), autor do poema “Canção do Exílio”, no livro “Primeiros Cantos”. 1994 — Lançado o satélite brasileiro BrasilSat B1. Em 1999 A Anvisa regulamenta a Lei dos Medicamentos Genéricos no país. 

MUNDO:

1792 — Revolução Francesa: Tomada do Palácio das Tulherias, o rei Luís XVI da França é preso. 1793 – Inauguração do Museu do Louvre (França). 1846 - Elias Howe, Jr. (1819/1867) cria a máquina de costura com ponto fixo.

FOTO DO DIA: WILSON CAMARGO. QUEM FOI?

Há 60 anos o governador Milton Lima e o diretor de Educação Ary Pinheiro, por decreto, criaram na vila de Vilhena, divisa do então Território com Mato Grosso, a escola “Wilson Camargo”, a mais antiga da região. 

Sobre o patrono, Autor do livro “Vilhena conta sua História”, o escritor Pedro Brasil destaca um ponto importante sobre o patrono.

Veja as versões: 1) O nome foi homenagem ao 1º professor normalista dali e que treinou professores leigos; 2) Teria sido um assistente de ensino primário; 3) Seria um parente de Sebastião Camargo, dono da construtora que abriu a BR no trecho de Vilhena; 4) O nome seria a junção de Wilson com o do dono da construtora (*).

Constituída em 1960, só 2 anos funcionou, na casa da professora Noeme Barros Pereira, depois no posto da FAB, a seguir uma palhoça de pau a pique, com 4 metros quadrados, sob responsabilidade da professora Esmeralda Sol Sol de Oliveira.

Há 30 anos passou a ser denominada “Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo”, sendo que em 2030 é que poderá ser aberta a “cápsula do tempo”, com várias manifestações de alunos e professores.

(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/amazonias/completa-50-anos-escola-que-comecou-na-sala-da-casa-da-professora

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook