O DIA NA HISTÓRIA 23 DE NOVEMBRO!

1984 – Acusado de “traição” por um grupo de deputados do PDS, o governador Jorge Teixeira anuncia sua ida para a Frente Liberal

Lúcio Albuquerque
Publicada em 23 de novembro de 2022 às 20:48
O DIA NA HISTÓRIA 23 DE NOVEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil , Dia do Engenheiro Eletricista. Católicos celebram Santa Felicidade, São Papa Clemente I, São Columbano, Beato Miguel Pro.

RONDÔNIA: 1977 – Instalação do município de Vilhena, o 5º do Território; o administrador Renato Coutinho é mantido como primeiro prefeito.1977 – Funciona a TV-Vilhena, afiliada à Rede Amazônica de Televisão, tendo como diretor João Castilho. 1984 – Acusado de “traição” por um grupo de deputados do PDS, o governador Jorge Teixeira anuncia sua ida para a Frente Liberal. 1988 – Há 34 anos, eleito prefeito de Porto Velho,  Chiquilito Erse faz sua primeira promessa, a construção de uma nova estação rodoviária.

BRASIL: 1891 – Primeira Revolta da Armada: o almirante Custódio de Melo ameaça bombardear o Rio de Janeiro, forçando a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca. 1913 – Criada a 1ª universidade tecnológica do Brasil, a Federal de Itajubá, a 10ª escola de engenharia do país. 1931 – Nasce Joel Antônio Martins, o Joel, que na copa de 1958 perdeu o lugar para  ninguém menos que Garrincha (m. 2003). 1932 - Fundação da Sociedade Pró-Arte Moderna – SPAM. 1982 – Morre João Rubinato (Adoniram Barbosa), compositor (Trem das Onze, Saudosa Maloca etc), cuja música provou que S. Paulo também faz samba (n. 1912).

MUNDO: 2001 — A Convenção sobre o Cibercrime é assinada em Budapeste, Hungria.

FOTO DO DIA: Com terras desmembradas de Porto Velho e Guajará-Mirim, e 2 distritos, pela Lei Federal n.º 6.448/1977, Vilhena passou a ser o quinto município do Território de Rondônia, instalado dia 23 de novembro daquele ano, quando o governador Humberto Guedes empossou como prefeito o então administrador Gilberto Coutinho e inaugurou a TV-Vilhena. Localizada no extremo sul rondoniense, a 700 KM da capital Porto Velho, mesma distância de outra capital (Cuiabá/MT), a cidade de Vilhena é a “porta de entrada” para quem venha para Rondônia ou para a Amazônia Ocidental pela rodovia BR-364. O nome “Vilhena” foi homenagem de Rondon ao então chefe dos Correios do Brasil Álvaro Coutinho de Melo Vilhena, Na foto o governador Humberto Guedes saindo da TV-Vilhena na inauguração da emissora (F. Memória Vilhenense)

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook