O enforcamento do ministro Alexandre de Moraes e o 8 de Janeiro

Ocupação das sedes dos Poderes era, sem dúvida, a preparação para o golpe que se anunciava cruel, escreve Kakay

Antônio Carlos de Almeida Castro
Publicada em 05 de janeiro de 2024 às 16:10
O enforcamento do ministro Alexandre de Moraes e o 8 de Janeiro

Alexandre de Moraes e atos golpistas de 8 de janeiro (Foto: STF )

“É preciso que haja algum respeito, ao menos um esboço ou a dignidade humana se afirmará a machadadas.”
Torquato Neto, poema do Aviso Final

Muito impactante a entrevista do ministro Alexandre de Moraes dizendo que teve informação de que os golpistas tinham como uma das opções, após o 8 de janeiro, enforcá-lo na Praça dos Três Poderes. Por mais que imaginássemos a possibilidade da extrema violência, representada pela destruição do Plenário da Suprema Corte, é constrangedor e inquietante ouvir a sua fala sobre uma hipótese tão bárbara. E ele tem, é evidente, conhecimento do que realmente ocorreu. 

Há pouco tempo, fui procurado por um cidadão, ex-sócio da família Bolsonaro, que disse ter participado de algumas reuniões nas quais os bolsonaristas, chefes da milícia, discutiam quem iriam matar quando consolidassem o poder fascista. Segundo me garantiu essa pessoa, eu também seria morto e com requintes de crueldade. 

É importante uma reflexão da sociedade como um todo acerca da importância dos inquéritos e processos sobre o 8 de janeiro. Muitos ainda insistem em considerar que a reação do Judiciário foi excessiva. Vale ressaltar que a ocupação das sedes dos Poderes era, sem dúvida, a preparação para o golpe que se anunciava cruel. 

O ministro Toffoli foi visionário quando teve coragem de instaurar as investigações contra as fake news e determinou a distribuição para a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Estou em Paris, porém pretendo voltar para estar em Brasília no dia 8 de janeiro, o dia da infâmia, mas também da libertação. Resistimos e vencemos. A Democracia ganhou. É bom que ocupemos todos os espaços democráticos contra a barbárie. E vamos acompanhar os processos. Não é correto responsabilizar e punir somente quem fez a linha de frente. Quem planejou nossa morte, tramou contra a Democracia e ultrajou a Constituição tem que ser responsabilizado. 

Recorro-me, novamente, ao mestre Torquato Neto, no poema Marginália II:

“Eu, brasileiro, confesso

Minha culpa meu pecado

Meu sonho desesperado

Meu bem guardado segredo 

Minha aflição 

Eu, brasileiro, confesso.”

Antônio Carlos de Almeida Castro

Advogado criminalista

Comentários

  • 1
    image
    Maria 09/01/2024

    Só acredito nele se ele provar quem foi essa pessoa... dando até o nome completo para que seja investigado e mostrado pra nação brasileira.. é assim que se faz... só palavras da suposta vítima sem provas, não valem.

  • 2
    image
    OBSERVADOR 06/01/2024

    Então tá, Xandão na França no dia das invasões seria enforcado por lá?? Quem lá na França íria enforcar Xandão?? Xandão não passa de um mentiroso e disseminador de fake news. Dias antes dos atos do 08/01/2023 Xandão já estava na França saboreando as nossas custas todas iguarias daquele país e portanto o ditadorzinho está mentindo. Ora, porque até agora ele não incluiu MYND8 e CHOQUEI no inquérito do fim do mundo o qual ele é relator, investigador, promotor e juiz??? Ora, Xandão é um fanfarrão esquizofrênico como todo esquerdeopata tupiniquim. Até hoje Xandão mesmo como parte integrante do inquérito do fim do mundo não conseguiu sequer provar as mentiras propagadas aqui em terras tupiniquins acerca das tais agressões sofridas no aeroporto internacional de Roma/Itália, tanto que, ele e o advogado da ORCRIM PTralha com assento no STF Dias Toffoli baixaram as imagens de vídeos do referido aeroporto como confidencial e sigilosa, bem como as autoridades italianas nada encontraram acerca das denúncias mentirosas aqui em terras tupiniquins feitas pelo Xandão. Xandão quis criar uma narrativa para continuar com os atos ditatoriais dele. Mas, uma hora a casa cai.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook